Tierra Atacama
Trip

Piscina no deserto

Entre dunas, vulcões e muita areia, hotel Tierra Atacama eleva a experiência no deserto chileno a um nível de pura exclusividade.

7 Set 2018 17:50

Paisagens “de outro mundo”, céu deslumbrante de tão estrelado, lagunas cinematográficas, salares, desertos pontuados por vulcões – são mais de 150 na região. Não é à toa que o Atacama, o deserto ao norte do Chile – o mais seco e mais alto do mundo (3.600m acima do mar) -, é um dos destinos de turismo de aventura mais procurados do planeta. Carbono Uomo esteve por lá e pode constatar o quão mágica é a região – e o quanto tudo pode ficar ainda mais incrível quando se tem à sua espera um hotel com serviços e estrutura dignos dos melhores cinco estrelas.
Foram quatro dias de viagem no total, mas o ideal é acrescentar pelo menos mais dois dias neste roteiro. De Santiago a San Pedro do Atacama, povoado que recebe boa parte dos turistas no deserto, são pouco mais de duas horas de voo. Não espere uma infra de cidade: são poucos os bares, restaurantes típicos e lojas de serviços. Mas é pitoresco, por assim dizer.
A experiência no Atacama está intimamente ligada a se desbravar o deserto. Os passeios realizados incluíram trekkings leves pelo Valle de Marte e Salar Atacama, uma visita ao Gêiser el Tatio e outros cartões postais do destino que desfrutam desta natureza peculiar. Para quem se interessar e ainda não conhece o lugar, a dica é explorar as caminhadas mais intensas, como as que buscam alcançar o cume dos vulcões Lascar e Licancabur, ambos acima dos 5.000m de altura. Mas atenção: a preparação física e de aclimatação à altitude são fundamentais para que o passeio não se torne um pesadelo.
Há também tours menos desafiadores, mas igualmente prazerosos. Como mergulhar em piscinas naturais com água a 28o.C, aquecidas por galerias vulcânicas subterrâneas. É o caso das Termas de Puritama, uma sequência de oito pequenas piscinas quentes e que são abertas ao banho. Com boa estrutura de banheiros e áreas de alimentação, a atração vale a visita, mesmo que o clima – como foi o caso no dia – esteja frio, beirando os 10o.C. Outro mergulho muito comentado é o da Laguna Cejar, onde a água salgada mantém o corpo flutuando sem qualquer esforço. Já as Lagunas Altiplânicas, um dos lugaresmais visitados na região, não permitem o banho. Mas nem precisa: são belíssimas de contemplar mesmo à distância.

Plus: o hotel
A dinâmica de uma viagem assim, com toques de aventura, é intensa: passeios pela manhã e à tarde, esforço físico, com um intervalo para o almoço – que, muitas vezes, é servido em meio ao passeio, diante de paisagens de tirar o fôlego. Contudo, após horas de deslumbramento visual, chegar ao hotel para relaxar é tudo o que se quer. E o Tierra Atacama cumpre mais do que bem este papel.
Pertencente ao grupo Tierra, com unidades também em Chiloé e na Patagônia, todas no Chile, o hotel tem aquela alquimia perfeita entre o luxo sem extravagância e serviços que fariam parte de qualquer resort de nível cinco estrelas.

São 32 acomodações, com lodges voltados para o vulcão Licancabur. Acordar ali e dar “bom dia” ao velho vulcão é um ritual que pega. Nos quartos, a infra super confortável inclui banheira de hidromassagem, amenities e um mobiliário minimalista em estilo rústico-chic, que permeia todos os demais ambientes.
Falando neles, o lobby bar, a sala de almoço/jantar e a lareira na área interna são de absoluto bom gosto, com janelas doteto ao chão explorando todo o potencial da luz do deserto. Do lado de fora, o destaque fica para a piscina, de borda infinita e cercada de espreguiçadeiras, com vista para o deserto e o vulcão. Ao lado dela, o spa do hotel atende bem no quesito relaxamento pós-deserto, com piscina aquecida indoor, tratamentos e instalações de alto padrão.

Os lodges do hotel: arquitetura diferenciada

A gastronomia do Tierra é um capítulo à parte. Come-se muito bem por lá. É uma marca do grupo, aliás, oferecer serviço de primeira qualidade na cozinha de todas as suas unidades. No Atacama, desfruta-se de uma culinária chilena gourmetizada, levando ingredientes da região e sazonais. Tudo muito fresco e leve, como quinoa, milho peruano, vegetais e carnes magras. Para harmonizar, uma taça de Matetic-Shiraz, um belíssimo tinto chileno orgânico, premiado no mundo todo.
O hotel oferece também as excursões e os guias, serviços de traslado até o aeroporto, van para os acessos aos pontos turísticos, bikes para rápidas escapadas até o povoado, a 15 minutos do hotel.
A experiência no Atacama é digna de ser lembrada e revisitada, de tempos em tempos. Um lugar inóspito à vida humana in natura tornado atração global, absolutamente irresistível para quem busca adrenalina, deslumbramento, conforto e exclusividade.

www.tierrahotels.com

Veja mais