Motor

Volvo cheio de charme

Testamos o novo XC40 da montadora sueca. Design, tecnologia e muito estilo.

17 Jul 2018 12:00

De Santa Catarina

A Volvo apresentou recentemente seu novo modelo XC40, um SUV Compacto nas versões T5 Momentum e T5 R-Design, em evento para jornalistas e infliuenciadores, em Santa Catarina. Carbono Uomo esteve entre os convidados a experimentar o carro e conta como foi.
O test-drive começou em Itajaí, cidade que é importante zona portuária do estado. Nosso primeiro veículo foi o modelo T5 Momentum, o único que tem opção de teto em cor diferente do resto da carroceria.
O design ousado, de linhas limpas e modernas, faz o carro atrair olhares por onde passa. Compacto, com 4,42m de comprimento, ele é o menor da família XC. Ainda assim, tem bom espaço interno, com quatro opções de cor, itens de conforto como um gancho na região do porta-luvas, para se pendurar a bolsa, e o revestimento de tecido de garrafa pet nas portas, que entrega bom isolamento acústico e auxilia a melhor performance do sistema de som, o Air Woofer.
Trata-se de um sistema de áudio propagado pelo ar, a partir do painel, de alta qualidade. No centro do console está a tela touch 9”, de comando do Sensus Connect. São apenas oito botões e se controla tudo no sistema de entretenimento.

Safety car
Falando de segurança, o carro tem o City Safety, que calcula a distância entre o carro e os demais veículos e pedestres no trânsito, mantendo-o sempre a uma distância segura. O GPS acoplado na tela principal também garante margem de erro mínima no trajeto. E tem, ainda, o piloto automático, ACC, e o LKA, um assistente de mudança de faixa, que corrige a posição do volante quando há um avanço para a outra faixa.
Na versão mais esportiva, a R-Design, com o interior todo em preto, as rodas de 20 polegadas e o sistema de direção assistida permitem com que o carro faça curvas em alta velocidade (110 km/h) e sem sustos. Por dentro, o som da marca Harmon Kardon, com 12 alto falantes e 600W de potência são a diversão ideal para se encarar estradas sinuosas como a que nos levava à Floripa e, por fim, ao aeroporto de Navegantes, nossa última parada.
As versões T5 Momentum e T5 R-Design, ambas com 252 cavalos de potência, têm tração integral (AWD) e já estão à venda nas concessionárias da marca. Um modelo que arranca elogios e prêmios merecidos desde o seu lançamento.

Veja mais