Motor

Mobilidade diversa

Toyota apresenta a sua visão de transporte urbano do futuro no Salão do Automóvel de São Paulo.

13 Nov 2018 21:32

Inclusão, sustentabilidade e mobilidade estão na pauta do dia dos designers da montadora japonesa. Sob a iniciativa global “Start Your Impossible”, a Toyota tem buscado a inovação tecnológica para enfrentar os desafios de transporte urbano e expandir a mobilidade das pessoas num futuro bem próximo.
A Toyota é parceira mundial dos Jogos Olímpicos e dos Jogos Paralímpicos de Tóquio 2020 e quer incentivar uma sociedade sustentável pela mobilidade. No estande da feira paulistana, a marca expôs os projetos desenvolvidos para a série Concept-i. São veículos que buscam transcender a máquina e se tornar um parceiro do motorista e seus ocupantes.

 

 

 

Para isso, sua tecnologia central é capaz de compreender o comportamento das pessoas, tornando possível a aplicação da IA para reconhecer suas emoções e perceber quais são as principais preferências de cada motorista. Essa combinação de percepções, aliada a um sistema de condução automatizada, guiará o motorista com segurança, oferecendo uma nova experiência de direção.

 

iRide Concept, pensado para cadeirantes

 

Dos modelos apresentados, o conceito iRide enfatiza a mobilidade urbana para pessoas cadeirantes, com portas tipo asas de gaivota, assento deslizante universal e joystick, com operação simples para usuários de cadeiras de rodas.

 

iWalk, para pedestres

 

Já o modelo iWalk lembra um Segway e é perfeito para áreas de pedestres e função de condução automatizada. O Concept-i WALK pode aumentar a faixa de movimentação com segurança e tranquilidade. Ele foi construído em uma estrutura composta por três rodas, mecanismo variável de distância entre os eixos e baixa altura em relação ao solo, facilitando a utilização para que o usuário se sinta mais confortável e adaptado.

 

 

Veja mais