Motor

Terra, poeira e diversão

Na abertura da 25a. temporada do campeonato de rally mais tradicional do Brasil – o Mitsubishi Motorsports -, Carbono Uomo assumiu a direção de um dos carros do evento. Confira como foi.

por Fabiano Mazzei 26 Mar 2019 23:49

Um ano histórico para a Mitsubishi: a 25a. temporada do Rally Motorsports começou no último dia 23 de março em prova realizada na cidade de Santana de Parnaíba, interior de São Paulo. Terra, poeira e muita diversão por trilhas entre fazendas e às margens do Rio Tietê. Carbono Uomo participou da prova à bordo de uma picape L200 Sport e conta como foi.

 

Fazenda Itahyê, ponto inicial da primeira prova do ano

 

Os rallies da Mitsubishi são uma grande confraternização de clientes da marca, a chamada Nação 4×4. Uma gente que curte carro, estrada de terra, buracos e, claro, adrenalina. Na prova inaugural da temporada, quatro categorias largaram da fazenda Itahyê: Master, Graduados, Turismo e Turismo Light, para iniciantes. Para participar, basta ter um veículo da marca com tração 4×4 e disposição de encarar cerca de quatro horas de corrida.
O percurso, de 150km, atravessou as cidades de Itupeva, Indaiatuba e Itu. Ao final, um almoço em uma praça de food trucks foi o pano de fundo para muitas histórias e para o anúncio dos vencedores. O Motorsports é um campeonato com provas de regularidade, ou seja: a equipe mais veloz nem sempre é a que vence. O que importa é respeitar os tempos de cada trecho marcados na planilha da corrida. Quando mais dentro da meta de tempos, maior a chance da vitória.

 

 

COMO É
Carbono esteve presente com equipe completa: piloto, navegador e dois “Zequinhas” no banco de trás. Eles são observadores e auxiliam aos pilotos a reconhecer detalhes do mapa e evitarem se perder no trajeto. Dada a largada, é zerar o cronômetro, o hodômetro digital (um app da prova que você baixa via PlayStore é fundamental para a navegação) e partir.
O mais legal de um rally como este é que não é preciso muito conhecimento técnico para correr e se divertir. Qualquer um pode participar. Outra coisa bacana é o contato com a natureza. Os percursos sempre proporcionam esse encontro, seja cruzando zonas rurais, seja passando por áreas preservadas de mata. Dirigir um carro em cenários como este, por pouco comum que é , sempre fica marcado na memória. Ainda mais quem vive em grandes centros urbanos como São Paulo. Trocar a selva de pedra no retrovisor por montanhas, vales e riachos, é um prazer.
O desafio de pilotagem é moderado. Claro, a vontade é se empolgar e acelerar para valer. Mas daí surge o primeiro buraco, um barranco, áreas de lama ou alagadas e você logo se vê freando o carro e buscando uma condução mais segura – ainda mais quando se tem crianças no veículo. Falando nele, a nova Triton Sport L200 cedida pela montadora para a Carbono é um trator de torque, mas com conforto superior por dentro. Divertido, forte e funcional.

 

Cenários inusitados e contato com a natureza são características do campeonato

 

Gostoso também navegar, controlar o tempo e oferecer ao piloto os dados da prova para que ele dirija dentro do relógio e sem errar o caminho. Qualquer distração e todo um planejamento de prova pode ir para o brejo.  Manter o foco e a paciência (bate uma certa ansiedade após 2h de prova) ajuda a completar a prova dentro do prazo estipulado pela organização.

 

Crianças se divertem no evento inaugural, no interior de São Paulo

 

Na linha de chegada, a sensação é de dever cumprido, mas também de lamento pelo fim da curtição. Encontrar outras centenas de carros e participantes, cada qual com sua história para contar, cria um astral de almoço de domingo em família. Este sim, um dos maiores atributos do evento: unir as pessoas em torno de uma paixão. A temporada 2019 contará com nove provas em sete estados. A etapa especial do ano 25 do campeonato será realizada em Catalão (GO), onde a montadora tem a sua fábrica no País, www.mitsubishimotors.com.br

 

 

Fabiano Mazzei

Jornalista especializado na cobertura do mercado de luxo mundial, ele é também consultor de comunicação para empresas e gestor digital da plataforma Carbono Uomo.

Veja mais