Motor

O Audi “pistola”

Inédito SUV blindado de fábrica, o novo Q5 Security mostra valentia em evento realizado em São Paulo.

por Fabiano Mazzei 18 Dez 2018 11:53

Com blindagem nível III-A de fábrica, com uso de placas de aço, pneus que rodam furados por até 200km, potente disco de freio de 350mm, suspensão a ar, vidros traseiros escuros e sistema de alarme com comunicador externo, a Audi lança no mercado brasileiro em 2019 o primeiro SUV blindado oficial da marca no mundo: o novo Audi Q5 Security. O modelo foi apresentado à imprensa no ultimo dia 17/12, em São Paulo, com direito a circuito de direção defensiva armado na pista de pouso da Base Aérea da FAB (PAMA), no Campo de Marte.

 

Novo modelo é o primeiro SUV da marca já blindado de fábrica

 

Carbono Uomo esteve no evento e pode testar o veículo em situações adversas como um trajeto em zigue-e-zague (slalow), curva técnica a 45o., pista molhada para frenagem brusca a 90km/h e, por fim, simulação de fuga em marcha ré. Na volta final do circuito, um instrutor de segurança contratado pela Audi ainda fez disparos de balas de tinta (paintball) nos vidros, a fim de gerar desconforto semelhante ao de um motorista que tem o carro atingido por tiros de verdade. Vale lembrar que a blindagem do novo Audi resiste a tiros de Magnum.44 e escopeta calibre 12. Produzido no México, ele passou por rigoroso teste de empresa especializada alemã, alvejado por 380 projéteis.

 

 

A ideia da montadora é oferecer aos seus clientes uma opção de veículo com blindagem tida como mais segura. O modelo tem garantia de dois anos e custa R$ 371 mil, cerca de R$ 120 mil acima da versão de entrada do Q5. Dos itens de conforto, o amplo painel digital com tela dupla, a tração Quattro, o acionamento elétrico do porta-malas, câmera exterior 360o. com BIRD VISION e som 3D Bang&Olufsen.

 

 

Na pista
Após reunião de briefing com engenheiros e pilotos profissionais – realizada em um hangar da Base Aérea e com direito a exposição de um grande helicóptero SuperPuma, de transporte de tropas – os jornalistas e influenciadores foram levados a ocupar um dos cinco veículos disponibilizados para o teste. Foram quatro voltas rápidas na pista, com trechos de média e alta velocidade. A proposta era testar a capacidade do carro em responder a situações como emboscada, fuga em situação de transito e necessidade de frenagem brusca.
O que ficou claro é que o modelo não sente o peso extra da blindagem que carrega – cerca de 500kg – e mantém a estabilidade e agilidade necessárias para reagir à circunstâncias extremas. O motor 2.0 TFSI é preciso nas respostas, com os 252 cavalos aptos a entregar a velocidade (235km/h final) e aceleração (0-100km/h em 7,9s) necessárias. Já o ABS funciona como se espera, permitindo o controle do carro mesmo em curvas inesperadas.

 

Números
Segundo dados recentes do mercado, o Brasil é o líder mundial em blindagem de veículos. Apenas neste ano, 18 mil carros receberam a proteção – dois mil a mais do que no ano anterior. Dos mais de 200 mil veículos blindados em uso no País, 70% deles circula em São Paulo.
A preocupação tem razão de ser: apenas em 2017, mais de 53 mil homicídios foram registrados no Brasil e boa parte deles ocorrido em virtude de assaltos a veículos ou em discussões de trânsito.
Como dicas básicas de segurança para quem dirige um carro blindado, é fundamental trancar as portas assim que entrar no veículo; manter a distância de 3m do carro da frente; e jamais andar com os vidros abertos. www.audi.com.br

 

 

Fabiano Mazzei

Jornalista especializado na cobertura do mercado de luxo mundial, ele é também consultor de comunicação para empresas e gestor digital da plataforma Carbono Uomo.

Veja mais