Motor

O futuro chegou

Mercedes-Benz apresentou sua proposta de design automotivo para as próximas décadas. E é de suspirar!

3 Set 2018 09:47

Visionário, tecnológico e – 100% elétrico. O design automotivo como você nunca viu, pelo menos até agora. O novíssimo carro-conceito EQ Silver Arrow Mercedes-Benz encantou os presentes na última edição da Monterey Car Week, na segunda quinzena de agosto, na Califórnia (EUA) por sua tradução do futuro para quem é apaixonado por superesportivos.
O design é uma homenagem ao modelo conceito W 125, um bólido de 1937 que for a desenvolvido seguindo conceitos aeronáuticos e que alcançou a velocidade final impressionante de 432,7 km/h na autoestrada entre Frankfurt e Darmstadt, na Alemanha. Na época, claro, não havia radares de velocidade na via – já imaginou o tamanho da multa?
A cor Alubeam, que criou a referência de “flecha de prata”, é inspirada nos antigos carros de corrida da marca, que iam para a pista sem pintura para ficarem mais leves sem o peso da tinta. No carro atual, a carroceria de fibra de carbono tem como destaque também defletores e um difusor entre as rodas traseiras, trazidos dos atuais carros da F1.

O novo EQ e sua inspiração, o modelo W 125, fabricado em 1937


Passado e futuro

No interior do EQ Silver Arrow, um interessante encontro de referências. O banco do monoposto é feito em couro legítimo marrom e com costura aparente. Detalhes em madeira de nogueira natural, volante em alumínio escovado e revestimento de camurça verde nas paredes internas dão um ar vintage ao veículo.
Contudo, o painel é extremamente high tech: tela panorâmica por todo o espaço, com projeção de imagens tridimensional do carro visto a partir da traseira. No meio do volante, uma tela touch controla os modos de condução, sistemas de conforto e até modula o som emitido pelo motor para dentro do cockpit, que pode ser o de um F1 atual ou um V8 AMG.
Com a ajuda de um sistema de inteligência artificial, é possível também se acionar um programa de corrida virtual (Virtual Race Coach), que simula no painel panorâmico uma disputa com outros lendários “flechas de prata”, projetando o carro na pista e dando dicas de pilotagem.

100% elétrico
Como nova ordem mundial, a propulsão elétrica já é uma realidade no mundo atual. Mas na visão de futuro dos projetistas e mecânicos da Mercedes-Benz, isso se tornou ainda mais fundamental. O EQ Silver Arrow é alimentado por uma bateria recarregável de 80 kWh, com autonomia de 400km e potência de 550 kW, ou 750cv. Com zero emissão de poluentes e absolutamente silencioso, este showcar não tem previsão de ganhar as ruas, mas carrega em seu projeto soluções que, seguramente, estarão entre os carros da montadora alemã já na próxima década. A conferir.

O teste de pista do novo showcar da Mercedes-Benz
O cockpit do modelo, que mistura tradição e modernidade
A traseira do veículo, diferente de tudo o que você já viu

Veja mais