Jaguar I-PACE Global Drive, Portugal, 2018
Motor

Jaguar iPace: choque de aventura

Novo modelo é primeiro SUV elétrico da marca: rápido, bonito e politicamente correto.

por Rodrigo Mora 11 Jun 2018 16:42

Por Rodrigo Mora, do Algarve (Portugal).

A Jaguar deu o “spoiler” de como serão os carros do futuro em seu evento em Portugal, no início de junho: o novo I-Pace surpreende pela combinação exata entre a esportividade, o luxo e o pensamento sustentável, sendo o primeiro SUV elétrico do mercado mundial. A Carbono Uomo testou o carro em terras portuguesas e conta como foi.
Claro que há elétricos que chegaram antes dele. Mas quase todos (exceção feita aos Teslas) têm a função de “segundo carro”, perfeito para o uso de um casal na cidade, mas inviável enquanto único carro de uma família com casa no campo.
O novo Jaguar, além de oferecer espaço para quatro adultos viajarem confortavelmente e um bom porta-malas de 636 litros, ele tem autonomia de até 480 km – a mesma distância que boa parte dos carros a combustão cobrem atualmente com um tanque cheio de gasolina. Além disso, o I-Pace chega aos 100 km/h em modestos 4,8 segundos!

Jaguar I-PACE Global Drive, Portugal, 2018

Fim do preconceito
A Carbono Uomo participou do test-drive global que partiu da região do Algarve, em Portugal. E logo nos primeiros quilômetros, a sensação de conforto se destaca. A direção é leve, os bancos com ajuste elétrico e de memória carinhosamente abraçam motorista e passageiro. Para entreter a viagem, o sistema de som Meridian tem qualidade mais que superior. 
Na estrada e com pé no fundo do acelerador,  sentimos o poder do torque do carro, com direito a frio na barriga e cabeças lançadas contra o encosto do banco.  O teste chegou ao seu clímax no Autódromo de Portimão, onde fomos levados a dar duas voltas rápidas no circuito, repleto de desafios on e offroad. O objetivo da montadora era convidar aos presentes a quebrar o paradigma de que carros elétricos não podem ser velozes e divertidos ao dirigir. E todos saímos bastante convencidos disso. “Como freia bem!”, “Como retoma rapidamente o ritmo!”; “Quanta estabilidade!”, eram frases ouvidas com frequência após o teste.

Novo SUV britânico é rápido, moderno, inovador e não polui o ar.

Não há exagero em dizer que o novo modelo da montadora britânica vem para marcar a história do automóvel. Ele sintetiza o sonho de qualquer carro moderno que se preze: ser bom de guiar, espaçoso, bonito e luxuoso – e, agora, sem queimar uma gota de combustível. Por todos estes atributos, o novo Jaguar I-Pace vai fazer o futuro chegar mais cedo para a sua garagem.

Rodrigo Mora

Rodrigo Mora é jornalista especializado no segmento automotivo. Ele assina o blog Mora Nos Carros.

Veja mais