
Easy Rider
Famoso mecânico e restaurador brasileiro, Crystiano Miranda percorre 5.300 quilômetros na corrida de motos mais longa dos EUA
Chrystiano Miranda tem uma longa história com motos. Desde pequeno foi cercado pelo universo das duas rodas graças aos seus primos, tios e pais. Não surpreende ver que hoje Miranda dedica todo o seu tempo à manutenção delas, em especial as Harley-Davidsons, em sua oficina paulistana, a Garage Metallica. “A concepção da oficina nasceu em 2002, com um conceito que pudesse funcionar tanto no Brasil quanto fora. A banda claramente foi uma influência. Uni o útil ao agradável em um nome simples”, explica. Porém, uma vez a cada dois anos o mecânico se desliga da oficina, arruma sua mala e viaja para a América do Norte para uma das corridas mais difíceis do mundo.
Quando não está cuidando da Garage Metallica, Miranda é um dos mecânicos mais cobiçados do Motorcycle Cannonball Endurance Run, corrida na qual pilotos e equipes cruzam os Estados Unidos de Leste a Oeste em aproximadamente duas semanas. O evento bienal foi inaugurado em 2010 e conta com a participação de apenas pilotos convidados. O mecânico disputou de três das quatro edições do evento, trabalhando para o piloto Dean Bordigioni, vencedor nos anos de 2014 e 2016. “Cannonball é uma corrida única e muito difícil. Na primeira edição que participamos, éramos novatos, não estávamos preparados para refazer o motor da moto três vezes em cinco dias. Foi um processo gigantesco de aprendizagem. Em 2018 estaremos lá novamente, e para levar mais um título para casa”, conta ele, esperançoso. As motos participantes do evento são antigas e divididas em categorias conforme sua idade. “São sempre três classes, dependendo do ano. Na edição de 2016 foram apenas motos feitas antes de 1916. Já no ano anterior a data limite de fabricação foi 1930, e por aí vai. Não é uma regra. As idades sempre mudam a cada edição, sendo anunciadas um ano antes do evento”, explica.
BARES PARA MOTOQUEIROS
Shibuya Garage – SP
O local segue o estilo do bairro japonês de mesmo nome, que concentra bares, baladas e garagens undergrounds conhecidas ao redor do mundo. Hoje, a garagem é premiada no Brasil e no mundo pelo seu trabalho de customização. São projetos dos mais variados e imagináveis, que incluem motos sem barreiras de estilos. Carros também podem receber a assinatura da casa. O cliente pode consumir todo o lifestyle do local em forma de música, arte e moda.
Johnnie Wash – SP
A casa é montada no estilo all in one, que reúne bar, music stage, oficina de customização e loja de acessórios. Uma das grandes atrações do local é o rooftop que fica sobre o estabelecimento. É a área mais concorrida da casa e é fácil entender por que – lá são servidos deliciosos cortes de carnes selecionadas. O Johnnie Wash ainda tem um drink-trailer exclusivo, com coquetéis reproduzidos de diversos locais do mundo.
Road Burguer – SP
Com arquitetura que parece vinda direto de um dos estados do sul dos Estados Unidos, este bar na Mooca é ponto certo para encontros de motociclistas. Motos e acessórios estão espalhados por todo lugar, inclusive no teto. Não espere se livrar da temática do estabelecimento ao olhar para o cardápios. Os pratos e lanches são nomeados de acordo com tradicionais marcas e modelos de motos, como Indian, Iron, Harley-Davidson e Triumph.
Jacaré Grill – SP
Não foi planejado, mas o bar da Vila Madalena acabou se tornando ponto de encontro de motos custom. O ambiente é familiar, mas sem deixar de lado as tradições rock ‘n’ roll. A arquitetura permite boa iluminação e ventilação, o que faz o bar ser um local relaxante. O cardápio é composto de receitas saborosas, como a costelinha de porco com molho de manga. Cervejas variadas e drinques completam o menu.
Heavy Duty – RJ
Orgulhosamente, o bar com o pior atendimento do Rio de Janeiro. Esse local inusitado da Praça da Bandeira é o puro estilo do it yourself. Isso porque você pede, busca e paga o consumo no balcão e direto com o dono do estabelecimento, que não fará questão nenhuma de ser bem-educado. Acontece que essa virou a marca registrada do Heavy Duty e o que atrai motociclistas de toda a cidade. Neons são espalhados por todo o local, o que dá um ar de casa de shows clássica, com sinuca, caveiras e motos completando a decoração.