Motor

Bike anti-ladrão?

Empresa holandesa cria dispositivo que bloqueia a bicicleta, dispara um alarme sonoro e tem GPS para rastreamento.

11 Set 2018 11:27

Uma bike elétrica anti-roubo e que fica impedida de ser revendida, caso seja levada por ladrões. É a proposta da VanMoof, uma empresa holandesa que desenvolve bicicletas elétricas com o diferencial de sistemas de segurança que inibem a ação de bandidos.

VanMoof X2

Os modelos S2 e X2 não precisam de cadeados e correntes para serem protegidas. Uma trava automática do motor elétrico é acionado com o pé mesmo, graças a um pequeno botão próximo da catraca da roda traseira. Este sistema impede o motor de funcionar e a bike fica travada até ser desbloqueada via app ou um painel de led no quadro. Se, ainda assim, a bicicleta for carregada sem a devida permissão, o dono pode acionar o alarme de som e luminoso, além do GPS instalado na bike, que pode ser rastreado pela empresa de segurança Bike Hunters.

Fora o sistema de segurança, a VanMoof tem quadro de alumínio de 19kg conectado via Bluetooth, que avisa sobre ligações recebidas no celular. A bateria é “invisível” e tem capacidade para ajudar o ciclista a pedalar por até 150km, precisando de 4h para ser totalmente recarregada. Este apoio elétrico é usado no Turbo Boost, um botão no guidão que, quando acionado, auxilia na aceleração da bike em ultrapassagens ou para vencer ladeiras íngremes. Lançada no início do ano, a bike teve mais de 2.500 pedidos de compra online nas primeiras 24h. O preço é de US$ 2.600, sem contar impostos e frete.

www.vanmoof.com

Quadro conectado no Bluetooth

 

Veja mais