Motor

Muito prazer, Q8.

Audi apresenta no Brasil o mais novo integrante da família Q, um modelo com a força de SUV e charme de coupé. Carbono Uomo viu e testou o carro. Veja nossas impressões.

por Rebeca Martinez 9 Set 2019 10:00

Com pompa e circunstância, a Audi do Brasil reuniu jornalistas e influenciadores em um hotel no interior de São Paulo, entre 14 e 15 de agosto, para apresentar o novo Q8. O maior e mais potente SUV da família Q chega às lojas em setembro com valores especiais de lançamento (veja à seguir) e a promessa de encantar os brasileiros com um mix de força e elegância jamais vistas em um carro da categoria. Carbono Uomo esteve entre os convidados, conheceu e testou o modelo e conta agora como foi.
Após as devidas apresentações técnicas do carro e a recepção aos presentes por parte do CEO da Audi Brasil, Johannes Roscheck, durante um agradável jantar, na noite da véspera ao teste, o que chamou a atenção foram as linhas do carro. Um SUV de grande porte, atlético, que transpira esportividade. Na parte dianteira, a enorme grade frontal octogonal Singleframe vem acompanhada de grandes entradas de ar. Na traseira, larga, uma faixa preta brilhante e iluminada conecta as lanternas, criando um elemento visual novo. Nas laterais, as linhas musculosas e, no teto, um final de desenho mais suave, que termina com um spoiler integrado.

 

Novo Audi Q8 tem visual de coupé esportivo e porte de SUV “musculoso”: topo de linha acaba de chegar ao Brasil

 

No dia seguinte, chega a hora de sentar ao volante. Nos colocaram à bordo do Q8 Performance Black, com tudo que a versão Performance possui (ver ficha técnica ao final do post). Dois desafios adiante: testar o carro como um esportivo, na pista do autódromo Velo Città (SP), e como um off-road em um circuito repleto de buracos, fendas, ladeiras e afins. E começamos assim, comendo poeira.
Vale dizer que o novo Q8 vem com uma série de sistemas de assistência de direção – o Audi Drive Select, com sete perfis de pilotagem. Na opção Off Road, a tração Quattro é acionada e sensores externos lêem o terreno para acionar, por exemplo, o modo Hill Descend, com o sistema de freios ativado em declives a partir de 6o graus de inclinação. A suspensão adaptativa eleva a altura do carro de 220mm a 254mm com rápidos toques na tela de controle do painel, com 10,1 polegadas. É ali também que as imagens 360o. do exterior captadas por quatro microcâmeras são projetadas.
A tração conta com tecnologia Torsen, que direciona a força motriz para as rodas em contato com o solo quando uma delas passar a girar em falso. No circuito onde testamos o modelo, diversos “facões” (fendas profundas no solo) obrigaram o uso dessa tecnologia, mostrando que o SUV de luxo não foge à luta no fora de estrada. Mais do que isso, mantém o alto nível de conforto no seu interior, para motorista e passageiros também.

 

Comendo poeira: modelo conta com sistemas de assistência de condução essenciais para o off road

 

NA PISTA
Depois de curtir a força e a versatilidade do SUV, chegou a hora de sentir o espírito de coupé esportivo que o novo Audi Q8 tem. Bancos ajustados, Drive Select já no modo esportivo (o que significa mais controle no volante e nesse caso suspensão bem mais baixa), e saímos dos boxes. Depois da primeira volta entendendo o seu comportamento em cada curva (o carro tem 5m!) e desvios colocados em nosso caminho deixamos o som rolar e aceleramos o SUV.
O motor de 340cv de potência responde rápido. Com força de sobra, o novo Audi Q8 V6 3.0 TFSI também se mostra muito seguro, mergulhando nas curvas mais fechadas do circuito sem perder a trajetória nem o controle “nas mãos” do motorista.

 

Pé na tábua: motor V6 de 340cv acelera forte na pista e mostra a que veio

 

Carbono foi contemplado com uma volta especial, ao lado da piloto Mônica Figueiredo. Ela é a única mulher brasileira que já pilotou na Formula 3 e Fórmula Indy. Atualmente, é a única também a disputar a Stock Car Brasil, principal categoria do automobilismo nacional. Mônica pisa fundo e testa não só a capacidade de aceleração do carro (0-100km em 5,9s), mas a estabilidade do veículo em situações limite, como frenagens bruscas e movimentos laterais (zigue-e-zague).

 

CONCLUSÕES
“ Esse é um veículo muito especial, é o carro ícone da família Q. Todos os carros 8 da Audi são o estado da arte em seus segmentos. Ele chega para reforçar a Audi como o player com a mais completa linha de SUVs premium: com uma nova grade octagonal, design mais robusto e com muita tecnologia e inovação”, disse Cláudio Rawicz, diretor de comunicação da montadora, em conversa com Carbono.
De fato, um carro grande (5mx2m), potente e musculoso, mas que não perde o seu caráter de luxo, modernidade e conforto. Impressiona quem o vê de fora, surpreende ainda mais que o dirige. O Audi Drive Select ajuda demais não só na pista, mas no dia-a-dia. Os pacotes extras como o Side Assist (alerta de faixa lateral), Pre-Sense (alerta de colisão traseira) e Exit Warning (de saída de veículos) são ideais para o trânsito urbano.
Tecnológico, o carro vem com som 3D da Bang & Olufsen, menu de entretenimento de bordo e duas telas touch: a primeira, de 10,1 polegadas para os controles de entretenimento e navegação; a segunda, de 8,6 polegadas, cuida dos demais sistemas: som, ar condicionado… Vale lembrar que os controles também podem ser acionados por voz. Para o fim de semana em família, espaço generoso no cockpit e no porta-malas de 605 litros (que podem chegar a 1.755L quando rebaixados os bancos traseiros).
Bonito, o carro vem com 11 opções de cor externa e quatro para os acabamentos internos. Na opção High Gloss Black, por exemplo, é possível se ter pinças de freio na cor vermelha, garantindo o realce no estilo.
Carro não: carrão!
Para as 100 primeiras unidades que desembarcaram no País, os preços são promocionais: Audi Q8 Performance – de R$494.990 por R$ 471.990; e o Audi Q8 Performance Black, de R$ 531.990 por R$ 503.990.
www.audi.com.br

 

 

Rebeca Martinez

Desde pequena mostrava opinião e gênio fortes. Nem sempre aquilo que interessava aos outros lhe chamava a atenção. Aproveita todo momento para conhecer um lugar novo, seja uma cidade, restaurante ou um automóvel. Para ela, buscar algo diferente traz sempre emoção.

Veja mais