Moda

45 anos de estrada

Criada para os trabalhadores de madeireiras na fria New England (EUA), bota Timberland Original Yellow Boot™ mudou a história da marca e se tornou ícone fashion.

7 Nov 2018 10:00

A ideia era proteger os pés dos trabalhadores de New England (Nordeste dos EUA) que trabalhavam em  madeireiras, passando muito tempo caminhando nas florestas geladas na região ou mesmo nas fábricas. Mas o que o criador da Timberland Yellow Boot, Sidney Swartz, não poderia imaginar, era que sua bota se tornaria um símbolo da moda e da cultura pop. Filho de imigrantes vindos da Ucrânia, Sidney trabalhava na fábrica de calçados da família, a Abington Shoe Company, quando desenvolveu o a Yellow Boot em 1973. Antes disso, a empresa já era reconhecida por produzir botas impermeáveis e de alta resistência nos EUA dos anos 1960.

 

A fábrica da Timberland já em New Hampshire

 

Junto aos irmãos Nathan, o primeiro a chegar nos EUA, e Herman, ele criou uma bota feita em couro nobuck premium ultra resistente e com uma característica cor bege amarelada, unida à sola de borracha natural também de alta resistência pela tecnologia de moldagem por injeção, com costuras seladas e totalmente à mão, e materiais de altíssima qualidade até nos detalhes, como os ilhoses dos cadarços em latão inoxidável.
A família, então, decidiu que a bota deveria ter um nome, batizada como Timberland (em tradução livre, terra da madeira), homenageando as florestas e os lenhadores da Nova Inglaterra. Também surgiu o logotipo da árvore nesse momento, inserido na lateral da bota.
Sucesso imediato entre os lenhadores, pescadores e pedreiros, associaram o produto de alta qualidade a um símbolo e nome facilmente reconhecível, criando uma marca, adotada como nome da empresa que passou a ser The Timberland Company.

 

 

Sidney Swartz, criador da Yellow Boot

 

 

A Timberland Original Yellow Boot™ é confeccionada a partir de 39 componentes, montados em 80 etapas de produção, e movida mais pela forma, função e perícia na fabricação do que pelo apelo das passarelas de moda. Porém, os detalhes por trás da sua história, ajudam a entender como a icônica bota amarela da Timberland  ganhou seu espaço de destaque, tido como referência no mercado.
A partir dos anos 1980, a bota deixou o chão frio das florestas e das fábricas para ganhar o mundo da moda e dos esportes. Praticantes de escaladas e montanhismo identificaram no produto um equipamento fundamental para os desafios outdoor. No paralelo, lojas da Itália, Japão e Hong Kong começaram a vender a bota, tornando a Original Yellow Boot™ um símbolo do estilo “Made in USA”. À reboque, atraiu o interesse de celebridades, top models e personalidades do showbiz.

 

 

 

Para comemorar os 45 anos da bota, a Timberland desenvolveu uma edição especial em quatro cores diferentes – marrom, preta e caramelo -, além da original amarela, que usa acentos na cor safira em seus detalhes, referência universal às suas bodas de safira. Para o diretor global de produtos Timberland, Donald DeSalvio, a peça se tornou atemporal por ser única e simples, além de sempre haver consumidores que apreciam estética, durabilidade e design instantaneamente reconhecível. “Desde a icônica bege palha até os ilhoses hexagonais metálicos e os cadarços em Taslan, a qualidade, consistência e atenção total aos detalhes que a tornaram popular, permanecem. A Timberland fez muito poucas e pequenas mudanças no modelo, então, ela continua fiel ao design original.” www.timberland.com.br

 

 

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