Moda

Tag Heuer renova a linha Carrera

Aos 55 anos, série de relógios ganha movimento Calibre Heuer 02

22 Fev 2018 11:05

Retiro esportivo para este ícone do betume nascido em 1963. O TAG Heuer Carrera vive seus cinquenta anos sem complexos, a todo gás, vislumbrando o horizonte. No pódio dos maiores sucessos relojoeiros, este cronógrafo, ligado aos automóveis, se mantém sempre à frente. Sinônimo de vanguarda desde a primeira geração nos anos 1960 até a nova linha Heuer 02, passando pela ultramoderna Connected Modular. Uma lenda viva, esta coleção segue o seu curso com o novo TAG Heuer Carrera Heuer 02, disponível em 13 variações contemporâneas, em aço, carbono, cerâmica ou ouro com pulseira de metal, borracha,couro ou cerâmica, bem como uma versão com função GMT em 45 mm.

Não é por acaso que a nova geração TAG Heuer Carrera entra na pista hoje. Lá se vão 55 anos em que este cronógrafo ocupa um lugar de liderança no universo do esporte automobilístico. Lembramos que a coleção recebe o seu nome da lendária corrida de carros, a “Carrera Panamericana” que era realizada no México nos anos 1950 e durava uma semana. Uma prova agitada, ressuscitada em 1988 sob a forma de um rali anual de automóveis de colecionadores fabricados antes de 1955 e dos quais a TAG Heuer é parceira e cronometrista oficial.

Genoma de competição, o primeiro cronógrafo Heuer Carrera, concebido em 1963 para pilotos, conquistou rapidamente o sucesso internacional graças ao design revolucionário de seu mostrador. Pela primeira vez, o anel que fixa o mostrador à caixa apresenta a indispensável escala de segundos, resultando numa visualização ampliada e uma legibilidade reforçada. Suas especificações são baseadas em regras bem estabelecidas de ergonomia e legibilidade: a coroa estriada favorece o enrolamento manual diário, os botões são manipulados com facilidade, o mostrador largo e minimalista exibe indicadores e subdivisões claramente, bem como contadores ligeiramente curvos.

Em 1969, o Heuer Carrera é lançado em uma versão automática, equipado com o famoso calibre 11 com micro-rotor; a Heuer é um dos poucos fabricantes capazes de projetar e produzir um cronógrafo de enrolamento automático tão inovador. Naquela época, sob a liderança do visionário Jack Heuer, a marca mostrou-se novamente pioneira ao se tornar o primeiro patrocinador relojoeiro da Fórmula 1. Embaixadores por vontade própria, vários pilotos lendários usam em seus pulsos um Heuer Carrera!

Ao longo de seu meio século de existência, o TAG Heuer Carrera adotou várias formas e fez diversos avanços técnicos para se tornar este ícone. Vanguardista em essência, ele carrega o DNA da marca e faz história em todas as épocas .desde a versão dos anos sessenta aos últimos modelos mecânicos e conectados. Esportiva e contemporânea, a nova geração de cronógrafos automáticos da TAG Heuer Carrera Heuer 02 exibe as linhas inovadoras do Heuer Carrera no século XXI, que são reconhecidas por sua caixa modular e seu painel de escala taquimétrica. A cereja em seu bolo de aniversário, o TAG Heuer Carrera do milênio oferece um novo mecanismo: o calibre Heuer 02. Equipado desta forma, ele retorna ao desenho original dos contadores 3-6-9 de 1963. Minutos e horas do cronógrafo às 3h e 9h, segundos permanentemente às 6h, aos quais uma data ornamentada às 4h30 é adicionada. Pontuado com indicadores e ponteiros luminescentes, o mostrador de tipo esqueleto integra- se a uma caixa modular de 43 mm de diâmetro estanque a 100 metros de profundidade, disponível em várias versões: aço, carbono, cerâmica ou ouro. No total, 13 novas referências, incluindo uma com função GMT, com pulseiras de borracha, couro, metal ou cerâmica com fivela dobrável.

Símbolo distinto dos mais recentes modelos TAG Heuer Carrera, o mostrador esqueleto, fundo revestido fundo em safira. Eles revelam uma mecânica de ponta concebida internamente: o calibre Heuer 02. Usado pelo ícone Heuer Carrera, este cronógrafo de fabricação automática, desenvolvido e produzido pela TAG Heuer, incorpora 168 componentes, incluindo uma roda de colunas e uma embreagem vertical, assinaturas da alta relojoaria. Moderno, preciso e confiável, este movimento mecânico bate à frequência de 4 Hz e possui autonomia de 80 horas armazenada em um único barrilete. Sua particularidade: foi projetado com vistas à produção industrial e à simplificação das operações de montagem e serviço pós-venda.

Para comemorar o aniversário do Heuer Carrera, a TAG Heuer dedica um livro intitulado “Ahead of its time”. Fazendo uma retrospectiva dos destaques desta coleção icônica e dos modelos que o tornaram lendário, a obra conta como o cronógrafo Heuer Carrera, muitas vezes precursor inseparável da marca, tornou-se um ícone para todos. Publicado em

4.500 cópias, está disponível nas lojas da marca ou por pedido em algumas lojas via www.tagheuer.com

Veja mais