Moda

Lacoste lança sua Runway Collection 2018-19

Marca fala sobre espécies em extinção com nova coleção

28 Fev 2018 13:41

Ao romper da Segunda Guerra Mundial, René Lacoste e sua esposa, Simone Thion de la Chaume, deram início a um amplo projeto de plantio de árvores no campo de golfe de Chantaco, em Saint-Jean-de-Luz, perto da propriedade da família. Nessa época, muitos moradores foram poupados do trabalho obrigatório na Alemanha graças à família Lacoste, que os empregou no plantio, uma vez que a lei protegia os silvicultores contra a conscrição.

Foi assim que 50 mil árvores, numa extensão de quase 125 acres, foram plantadas durante a guerra, muitas variedades de pinheiros (Maritime, Scotch, Weymouth, Austrian e Umbrella) e carvalhos-vermelhos, enquanto os trabalhadores se mantinham em segurança. Quanto ao Golf de Chantaco, ele se tornou o campo de golfe mais arborizado da França. E esse é o ponto de partida para a nossa coleção esta estação: uma história de empatia, bondade e esperança. Seu alcance universal me impressionou e eu gostaria de transmiti-lo imergindo você o máximo possível em Chantaco, cenário dessa parte pouco conhecida da história da Lacoste.

Temos a história em nossas mãos enquanto ela se desenrola diante dos seus olhos: fotos elegantes do período, mostrando a família Thion de la Chaume-Lacoste em suas terras, peças de arquivo de coleções de moda golfe das décadas de 1980 e 1990, a sede, a casa da família… Esses são alguns dos lembretes do passado que despertaram a imaginação da nossa equipe criativa. Queríamos resgatar os valores essenciais, encontrar significado e refúgio na natureza: noções de mobilidade, proteção, conforto e hibridização se tornaram diretrizes naturais. E foram traduzidos em peças elegantes e funcionais, com foco na atemporalidade, mas de olho nas necessidades do amanhã.

No aniversário de 85 anos da Lacoste, decidi revelar um lado pouco conhecido da herança da marca: o Golf de Chantaco, suas imediações e também Simone Thion de la Chaume, a esposa de René; dois campeões lado a lado.

A mais nova parceria da marca é apresentada aqui e disponível a partir de hoje no site Lacoste.com. Estamos lançando uma parceria com a IUCN (International Union for Conservation of Nature) e criando 10 novas camisetas polo, nas quais nosso adorado crocodilo dará espaço a 10 espécies ameaçadas. Essa parceria é muito importante para mim devido à extrema urgência e seriedade da questão. Dez looks do desfile são dedicados a essas dez espécies.

Um cartão postal de um cartão postal
Um jogador de golfe um pouco maior que um selo de carta está prestes a dar uma tacada. Um pinheiro se destaca no meio de florestas minimalistas. Cartões postais vintage evocam Chantaco e Saint-Jean-de-Luz no passado. Estampas botânicas contornam a folha de um carvalho séssil nos mínimos detalhes: arquivos da Lacoste das décadas de 1980 e 1990, a moda golfe em particular, emprestam à coleção um toque da natureza.

Estampas pastoris, moletons com estampas de gramado, pulôveres avantajados com ilustrações infantis: motivos pictográficos se tornam uma loja de presentes, abraçando, revisitando e realçando sua deselegância, como um cartão postal antigo gigante da Lacoste, fazendo o passado encontrar o futuro.

O charme discreto da burguesia
A família real britânica debaixo de chuva. Simone Lacoste após uma partida de golfe. Agora que o streetwear se tornou um novo básico, a marca homenageia a variedade de sua herança iniciando uma conversa entre suas múltiplas esferas, dress codes e ícones.

Esse senso de fluidez também surge na reorganização das peças com herança urbana: tecidos e texturas confortáveis, que lembram o papel de parede e o cobertor de uma antiga casa de férias, são retrabalhados para se tornarem tanto elementares quanto envolventes. Padrões Príncipe de Gales e tartan coloridos são justapostos com náilon, as parcas são reversíveis, as mochilas com múltiplos bolsos são superleves, feitas de lona de algodão, enquanto as botas de borracha, desenhadas em parceria com a Aigle, podem ser usadas tanto na cidade quanto no campo.

A paleta amplia o significado orgânico e vegetal da coleção: verde-folha, notas enferrujadas, tons ricos de avelã e da floresta, todos evocando o Golf de Chantaco.

Arquitetura modular
Parcas reversíveis, tecidos tecnológicos forrados com pele falsa, uma capa de chuva com um capuz extragrande que pode ser enrolado atrás do pescoço: muitas peças abertas a uma variedade de leituras, atitudes e funcionalidades.

Camisetas polo desconstruídas, ponchos de caça selados com o calor, veludo com matelassê, casacos que viram duas peças, jaquetas de couro reversíveis com mangas destacáveis. Esses designs modulares dão continuidade e estendem a filosofia híbrida da coleção, conscientes da crescente diversificação da moda para o dia a dia.

Veja mais