Gastronomia

Croft 430 anos

Vinícola portuguesa apresenta em São Paulo a edição comemorativa de um dos vinhos do Porto mais festejados do mundo da enogastronomia

15 Nov 2018 14:16

O Brasil foi escolhido o segundo país, após Portugal, a receber a prova comemorativa dos vinhos do Porto Croft, por ocasião dos 430 anos da vinícola, fundada em 1588. O evento para o lançamento do Croft 430th Anniversary Celebration Edition aconteceu no início de novembro, na Trattoria Fasano, em São Paulo, e contou com a presença do Export Manager da casa de vinhos,  Fernando Seixas, e Celso La Pastina, dono da importadora World Wine/La Pastina.
Para a prova comemorativa, foram colocados à mesa os vinhos vintage da marca, safras 1994, 2000, 2003, 2007, 2009, 2011 e 2016. A degustação foi conduzida por Seixas, que destacou ano a ano as características do clima e da safra, resultando em vinhos muito singulares.

 

 

Como se sabe, vinhos do Porto são vinhos de guarda, que suportam bem a ação do tempo, mesmo em garrafa. Por isso, os vinhos da Croft são classificados como vintage, pela excelente qualidade que mantêm mesmo após anos. Há registro no livro da história da vinícola que o primeiro vintage enviado da vinícola Quinta da Roêda, no Douro, onde são produzidos, para a Inglaterra foi em 1788. A garrafa, então, havia sido produzida sete anos antes e o vinho permanecera intacto em seu sabor e aroma por todo este tempo.

 

Barris de vinho do Porto na Vinícola Croft

 

“A Croft é conhecida pelos seus vinhos do Porto Vintage com aromas de fruta pungente e taninos sedosos. Este é um Porto Reserva Ruby soberbo, exibindo todo o seu caráter frutado, característico do estilo distintivo da casa”, destaca, em nota, David Guimarães, diretor de enologia. Sobressai a fruta vermelha vibrante, com leve aroma medicinal, taninos firmes e poderosos, acidez vibrante e fim de boca com especiarias doces, sobretudo a canela. Destaque para os aromas das cerejas pretas, amoras e cássis e o frescor da ameixa. Delicadas notas florais de pétalas rosas e violetas acrescentam elegância.

 

 

Especial
O rótulo da edição comemorativa ostenta a recriação da obra “Naufrágio da Armada Espanhola em 1588” do artista plástico Holandês Jan Luyken, que faz parte do acervo do Rijksmuseum de Amsterdã.O Croft 430th Anniversary acompanha na perfeição um bom queijo, especialmente um bom queijo cheddar. É também delicioso com sobremesas à base de chocolate preto e frutos silvestres.  A edição limitada será comercializada em 35 países e, chega ao Brasil pela La Pastina, pelo valor médio de R$ 210,00 (750ml). www.lapastina.com.br | www.croft.com

 

 

Veja mais