Gastronomia

O Clube Pioneiro

Fundado em 2012, o Moka Clube foi o primeiro clube de assinaturas a oferecer on-line uma curadoria de cafés especiais brasileiros. Conversamos com Hugo Rocco, diretor de produção da marca

por Artur Tavares 27 Out 2017 15:29

Fundado em 2012, o Moka Clube foi o primeiro clube de assinaturas a oferecer on-line uma curadoria de cafés especiais brasileiros. Com sede em Curitiba, ele chega ao seu quinto ano com um blend próprio. Conversamos com Hugo Rocco, diretor de produção da marca:

Como vocês perceberam a demanda por cafés especiais?
Em 2010, notamos uma mudança na forma de consumo das pessoas. A procura pela qualidade nos produtos e serviços de gastronomia estava começando e a oferta de cafés especiais na internet era bem escassa. Desde minha primeira visita a uma fazenda de café, decidi entender como funcionava o processo de produção. Fui atrás dessas pessoas e das regiões que produzem os melhores cafés do nosso País. Não tínhamos certeza da demanda, mas juntar a internet, o café e as viagens pareceu algo natural. Quem foram os primeiros fornecedores? Quantos estão com vocês hoje? As primeiras viagens foram para o Sul de Minas e para a Mogiana, procurando sempre pelos melhores lotes de cada fazenda. No começo, foi um trabalho de garimpo. Hoje as amizades que fizemos facilitaram nossa pesquisa. Já enviamos mais de 60 cafés diferentes. Hoje costumamos trabalhar com pelo menos quatro. Todos têm altíssima qualidade, notas sensoriais diferentes e uma história por trás.

Vocês fazem entregas para cafeterias desde 2014 e hoje têm um blend próprio. Pode falar sobre ele?
É um café da região Mogiana com notas de chocolate e um corpo licoroso, que combina muito bem com leite.

O QUE É CAFÉ ESPECIAL?
Café especial não é apenas um nome bonito para um grão de boa qualidade. Trata-se de uma denominação para cafés 100% arábica. Eles têm duas vezes menos cafeína que os da variedade robusta, e uma variedade maior de grãos. As maiores produções brasileiras são estas:

Bourbon
Aroma intenso, suavidade, textura achocolatada e sabor
adocicado. É plantado no Brasil há mais de 150 anos,
principalmente na região do cerrado mineiro.

Catuaí
Pode ser amarelo ou vermelho. Produzido entre Minas Gerais
e Espírito Santo é um café leve, com acidez média. O Catuaí
amarelo é menos encorpado do que o vermelho.

Mundo Novo
Encorpado, frutado e adocicado. É tradicional da região
Mogiana, no norte do estado de São Paulo.

Artur Tavares

Sob o signo de câncer, nasceu de oito meses. Desde este infortúnio, mostrou-se impaciente. Soube aproveitar esta peculiaridade e transformá-la em curiosidade. Odeia rejeitar convites para restaurantes, está sempre com um livro e adora passar os finais de semana em meio à natureza, com suas companhias favoritas e o melhor da música eletrônica.