Gastronomia

Mesa SP leva gastronomia à cidade

Memorial da América Latina recebe feira gastronômica nesta semana

23 Out 2017 12:03

Acontece nesta semana, de quinta a domingo o Mesa SP, do qua faz parte o  Festival Farofa do Brasil. Guiada pelo slogan “A Voz, a força e o sabor da cultura brasileira”, a iniciativa terá o triplo do tamanho em relação a outras edições, ocupando a Praça Cívica do Memorial – uma área coberta de 2700m². Pelo menos 10 estados estarão representados com produtos de pequenos produtores, ingredientes únicos e cozinheiros populares que servirão pratos regionais emblemáticos ao público. Além disto, diversas regiões do estado de São Paulo trazem receitas típicas. Alguns pratos premiados vêm à capital, como Baião de Leitão, do Leitão de Gravata (Guarulhos), Linguiça Real Bragança (Bragança Paulista) e o VegganBurguer do Primo de Quem (Registro). Shows de música popular e folclórica animarão três dias de evento. A feira tem entrada franca, funciona de meio-dia às 20h, de 26 a 29 de outubro.

No domingo, as crianças podem aproveitar a Farofinha. Para aproximar os pequenos à consciência sustentável, instrutores promovem aulas para desenvolverem peões reciclados com cápsulas de café.
Ainda no último dia da grande agenda gastronômica, o público encontra aulas gratuitas que ensinam desde o reaproveitamento de alimentos, apresentado por especialistas da APTA São Paulo, a cliques perfeitos de pratos para fotos nas redes sociais, guiado pelo influenciador Gabriel Gasparini, Gaspaindica, e Giampiero Giulliani, Due Cuochi.

Paralelamente à feira, o visitante que comprar ingressos para as aulas do Mesa ao Vivo e/ou palestras do congresso Mesa Tendências pode circular também pelo Empório Mesa, e degustar livremente dezenas de vinhos de grandes importadoras e produtos gastronômicos selecionados por uma curadoria da equipe da revista Prazeres da Mesa.

Aulas práticas
Outro destaque da programação dá oportunidade a iniciantes e iniciados na cozinha aprenderem receitas, técnicas e truques com cozinheiros, sommeliers e especialistas dos quatro cantos do Brasil. O Mesa Ao Vivo reúne mais de 70 aulas práticas, ministradas pelos maiores destaques cozinha de todo país, aulas estas seguidas de degustação do prato realizado para o público. Os interessados podem comprar um passaporte que dá direito a escolher quantas aulas quiser ao longo do dia,( incluindo degustações de cervejas, cafés e cachaças) e ainda acompanha o trabalho dos repórteres, fotógrafos e produtores que fazem a cobertura de toda a movimentação para produzir uma edição da revista Prazeres da Mesa ao vivo. Entre 26 e 28 de outubro.

Mesa Vinho
O mundo dos amantes de vinhos terá a estreia do I Fórum de Vinhos na programação da Semana Mesa SP. O reverenciado rótulo português Pêra Manca 2012 será lançado em primeira mão no Brasil, com uma degustação exclusivíssima para 24 pagantes, conduzida pelo enólogo Pedro Baptista, de José Ginó ( Presidente do Conselho da Fundação Eugênio de Almeida) e Gabriela Fialho (Gerente de Exportação da marca). Também haverá palestra comandada por Michel Friou, enólogo do Alma Viva, com degustação para poucos de quatro safras do melhor vinho Sul Americano. A grade de eventos conta ainda com rodada de negócios, intercâmbio de informações e degustações exclusivas em primeira mão. O fórum acontece com as degustações na Sala dos Atos, entre enormes painéis de Poty e Caribé e sob uma magistral tela de Portinari e com palestras no Auditório da Biblioteca, no Memorial da América Latina. Em 26 e 27 de Outubro, das 15h às 21h.

Concurso de Queijos Brasil
Este ano, acontece também a terceira edição da maior premiação do Queijo Artesanal Brasileiro, que ainda promove palestras, cursos e uma feira com produtores de todo país. Palestras gratuitas acontecerão nos dias 28 e 29 de Outubro, no Auditório da Biblioteca do Memorial da América Latina.

Congresso internacional
Os principais assuntos e tendências da gastronomia contemporânea no mundo todo são a missão e inspiração do Mesa Tendências, o maior congresso do setor na América Latina. Um time de cozinheiros e pesquisadores de destaque no cenário internacional debate o tema “Cozinha Tropicalista: o grito da gastronomia brasileira”, de 26 a 29 de outubro. Já estão confirmados a chef eslovena Ana Roš – eleita melhor chef mulher do mundo pelo 50th Best –, o escocês naturalizado na Austrália Jock Zonfrillo, o indiano Gaggan Anand, atual sétimo melhor do mundo e eleito por três anos consecutivos como o melhor da Ásia, e os brasileiros Alex Atala, Roberta Sudbrack, Thomás Troisgros, Rafa Costa e Silva e Helena Rizzo, para citar alguns.

O destaque para os chefs brasileiros já é tradição do evento, que este ano chama atenção para a diversidade de estados representados. De São Paulo e Rio de Janeiro, farão parte do congresso Mesa Tendências: Ana Luiza Trajano, Janaína e Jefferson Rueda, Ivan Ralston, Vitor Sobral, Diego Lozano, Marcia Garbin, Pedro Siqueira, os críticos Arnaldo Lorençato e Josimar Melo. Da Bahia virão Edinho, Caco Marinho e Tereza Paim. De Minas Gerais, vem a dupla Leo Paixão e Rusty Marcellini. Do Distrito Federal é representada por Mara Alcamim e Gil Guimarães, enquanto o Mato Grosso do Sul envia Paulo Machado. Paraná terá Manu Buffara e Gabrielle Mahamud, Santa Catarina conta com Alysson Müller e, do Rio Grande do Sul, participam Marcelo Schambeck e Marcos Livi. As palestras acontecem de 26 a 28 de outubro.

Jantares Magnos
Fora do complexo do Memorial da América Latina, chefs brasileiros e internacionais cozinham juntos criando menus especiais para dois Jantares Magnos que fazem parte da programação da Semana Mesa SP. Em 25 de outubro, Alex Atala será o anfitrião do escocês naturalizado na Austrália Jock Zonfrillo, do Restaurante Orana, e da paranaense Manu Buffara, do Manu (Curitiba), no Dalva e Dito.

Em 26 de outubro, a eslovena Ana Roš, do restaurante Hiša Franko (Kobarid), divide a cozinha com Helena Rizzo, do Maní (SP), Leo Paixão, do Gluton (BH), o confeiteiro Bertrand Busquet, da Callebaut, além da hospitalidade de William Ribeiro, titular do Seen, localizado no Hotel Tivoli. Em 27 de outubro, Rodrigo Oliveira, do Mocotó, promove o menu junto com o indiano Gaggan Annad, do Gaggan (Bangcoc) e Gabriel Mateuzzi, do Tete aTete.

Para encerrar a agenda, o Maremonti Vila Olímpia recebe, em 29 de outubro, o time de chefs para o jantar beneficente “Fortalezas Slow Food”. No grupo, marcam presença: Bela Gil, apresentadora, Ana Luiza Trajano, do Brasil a Gosto, Bel Coelho, do Clandestino, Paulo Machado, consultor, Claudia Mattos, do Espaço Zym, Caco Marinho, do DOC, Fabricio Lemos, do Origem, Rodrigo Bellora, do Valle Rustico, Eudes Assis, do Taioba Gastronomia, Adriana Lucena, chef e pesquisadora, Adriana Vernacci, do Oficina D’Orgânico, Leila Barsoles, d’O Vegetariano, Ana Tomazoni, do Espaço Tomazi, Jean Ponce, do Guarita, Maria da Conceição, Ellen Galego, do São Paulo do Slow Food. Carlo Petrini e Aliança dos Cozinheiros do Slow Food são as participações especiais do encontro. Para animar a noite, Bem Gil e Anelis Assumpção encantam com canções brasileiras.