Gastronomia

Pitada brasileira em Valencia

Restaurante na Espanha faz homenagem à imigração japonesa no Brasil através do menu e da decoração repleta de elementos tropicais.

3 Jan 2019 14:53

O mix cultural Brasil-Japão ganhou homenagem na Espanha. Em Valência, o recém-inaugurado restaurante Kaikaya Sushi foi buscar na história da imigração japonesa ao País o seu ponto de partida para um menu e uma decoração repleta de referências nipônicas e tropicais. A proprietária, Mireia, uma surfista apaixonada pelo Brasil, quis levar à sua cidade natal uma experiência gastronômica que unisse estes dois povos, seja pelo paladar, seja pelo visual.
Assim, ela contratou a consultoria Masquespacio para criar ambientes coloridos, vivos, com elementos como madeira e ráfia, típicos da decoração japonesa, com azulejos e pastilhas coloridas, desenhos de papagaios e paisagismo com foco em plantas tropicais, dando um astral bem brasileiro ao lugar.
Logo ao entrar, círculos de palha (ráfia) grandes fazem menção aos chapéus dos plantadores de arroz japoneses. Já as pastilhas e azulejos coloridos buscam inspiração na paleta de cores que era comum no Brasil dos anos 1970.

 

 

Na cozinha, a técnica meticulosa da culinária nipônica é trabalhada sobre ingredientes abundantes no Brasil. Tal e qual aconteceu quando da chegada dos primeiros imigrantes japoneses ao País, no início do século 20, quando tiveram de adaptar suas receitas aos ingredientes locais, como frutas e verduras, gerando uma culinária de identidade própria.

 

 

O menu revela isso. Sucos de frutas naturais e que levam nomes de cidades brasileiras, como o Fortaleza (açaí, frutas vermelhas, guaraná e iogurte) e o Ipanema (cenoura, laranja, limão e hortelã); opções de brunch como o Alagoas (chia, leite de amêndoas, agave, iogurte, chocolate, banana, caramelo, crumble de maçã e frutas secas); uramakis como o Beijo na Boca (salmão, queijo cremoso, morango e teriyaki) e o Copacabana (salmão picante, manga, vieira caramelizada, molho teriyaki e amoras silvestres); saladas como a Luz de Tieta (rúcula, queijo de cabra com beterraba, morango, manga, pistache e vinagrete) e pratos quentes como o Samba Gaúcho (carne de wagyu, banana frita, shimeji e molho de gengibre e limão). Ah, sim, a casa oferece também água de coco, açaí e coxinha no cardápio. www.kaikayarestaurante.com

 

 

Veja mais