Gastronomia

Fartura acontece em Belo Horizonte

Chefs e ingredientes de dez estados brasileiros estão em festival gastronômico

20 Out 2017 09:04

Em sua quarta edição em Belo Horizonte, o Festival Fartura – Comidas do Brasil será realizado nos dias 21 e 22 de outubro na Rua Tenente Brito, 1090 – em frente à Sala Minas Gerais, no Barro Preto. O evento, que faz parte da plataforma Fartura – Comidas do Brasil, reúne mais de 70 atrações que foram pesquisadas durante a Expedição Fartura – Comidas do Brasil, que já percorreu o país em busca de ingredientes e personagens que enriquecem a gastronomia brasileira.

Fartura Comidas do Brasil – Belo Horizonte

Quem visitar o Festival vai conhecer produtos, aprender e experimentar receitas de chefs e cozinheiros de 10 Estados, em espaços gastronômicos que podem ser visitados ao longo dos dois dias de evento. O Espaço Chefs e Restaurantes é onde os convidados servem pratos especiais para o público. Nele será possível experimentar as receitas de grandes chefs como Pedro Siqueira (Puro e Massa – RJ), Tássia Magalhães (Pomodori, São Paulo – SP), Fabricio Lemos (Amado, Salvador – BA), Felipe Oliveira (Tragaluz, Tiradentes – MG), Bruna Martins (Birosca s2, Belo Horizonte – MG), Rafael Torcceto (Campagne Restaurante, Macacos – MG), Pablo Oazen (Garagem Gastrobar, Juiz de Fora – MG)

Já em Petiscos, Lanches e Doces, o público irá provar o Falafel de feijão verde do Onildo Rocha (Cozinha Roccia, João Pessoa – PB), o croquete de pastrami do Gustavo Rozzino (Sandoui, SP), o espetinho kobe do Gael Paim (Butcherry BBQ & Drinks, Belo Horizonte – MG), os sanduiches de salmão curado ou pastrami artesanal doBruno Alves (Delika, São Paulo – SP), o Bolo da Matilda da Luana Drummond (Doce que Seja Doce, Belo Horizonte – MG), o torresmo de barriga do Luiz Paulo Mairink (Bitaca da Leste, Belo Horizonte – MG), entre outros.

O local direcionado a Produtos e Produtores apresenta ingredientes pesquisados durante a Expedição Fartura. Quem passar por lá vai conhecer achados como a Bala de Coco do Xurú (MG), Doce de Leite de Mel (SP), Doce Leite do Grama (MG), Produtos com Jabuticaba da Vovó Helê (MG), Produtos derivados de Caju (PI), Castanha de Baru (MG), Cachaça (MG), Queijo Catauá e Queijo Tarôco (MG), Samiseki Farofa Goumet (PA), e Nugali (SC).

Há ainda o Espaço Degustação, onde profissionais da gastronomia fazem palestras sobre cases de sucesso, pratos, receitas e produtos de várias regiões do país. Temas como tucupi, a cozinha portuguesa, queijos e cervejas ou o ciclo do café estarão disponíveis. No Espaço Interativo, o público é convidado a participar de aulas práticas, colocando a “mão na massa”. Participam chefs como Lucas Corazza (Que Seja Doce – São Paulo – SP) e Mariana Correa (La Patisserie – BH/MG).

A Cozinha ao Vivo, área destinada à demonstração ao vivo do passo a passo de produção, preparo e venda de receitas diferenciadas dos chefs convidados, como Rafaele Autorino (Pecatore – BH, MG), Luca Bahia (BH, MG),Idalina Vieira Mattos (Gaeta – Guarapari, ES), entre outros.

Além da programação gastronômica, cuja curadoria é assinada pela jornalista Luiza Fecarotta, o Fartura também oferece palcos para apresentações artísticas, como shows musicais como Thiago Delegado, Marcela Nunes e Brascubazz, e peças de teatro. Os horários das atrações podem ser consultados no site www.farturabrasil.com.br, onde também estão disponibilizados receitas, histórias, vídeos e áudios das viagens da Expedição Fartura.

Veja mais