Gastronomia

Dez queijarias paulistas se unem para festival em SP

Feira Caminho do Queijo Artesanal Paulista começa no domingo

1 Set 2017 13:40

Para valorizar a produção queijeira do estado São Paulo e mostrá-la ao público de sua maior metrópole, dez pequenos produtores se articularam para formar o Caminho do Queijo Artesanal Paulista. Neste domingo, 03, acontece a feira de lançamento do projeto, na Casa Samambaia. Entre os dias 1º e 17, mais de 30 restaurantes e bares apresentam diferentes variedades do Estado em pizzas, sanduíches, risotos, tábuas especiais e sobremesas.

O projeto visa a criação de um selo de qualidade que identifique as queijarias de alto padrão, valorizando e impulsionando a produção local, e conta com um mapa impresso, um manifesto, além de site próprio. Além dos dez queijeiros, o evento de lançamento na Casa Samabaia vai reunir em barracas outras queijarias convidadas, pães artesanais de Iza Tavares, méis da MBee​, sanduíches e tartines com queijos paulistas da Deli Garage, da chef Fernanda Valdívia, e, para beber, cervejas da Cervejaria Júpiter e vinhos em taça com curadoria do sommelier Manoel Beato – que acaba de lançar o canal VinoBeato. A entrada é gratuita.

Já o Festival do Caminho do Queijo Artesanal Paulista ocorre entre os dias 1º e 17/09 em mais de 30 bares e restaurantes da cidade, com receitas que trazem os queijos do projeto como protagonistas. Na lista, figuram estabelecimentos como A Casa do Porco, Bar da Dona Onça, Clos, Comedoria Gonzáles, Conceição Discos, Esquina Mocotó, Guarita Bar, Jacarandá, Piccolo, Quitandoca, Spadaccino, Tavares e Tuju.

Integram o Caminho do Queijo Artesanal Paulista dez das mais reconhecidas e premiadas queijarias artesanais do Estado: Capril do Bosque (Joanópolis), Estância Silvania (Caçapava), Fazenda Atalaia (Amparo), Fazenda Dona Carolina (Porangaba), Fazenda Santa Helena (Jacupiranga), Fazenda Santa Luzia (Itapetininga), Laticínio Artesanal Montezuma (São João da Boa Vista), Leiteria Santa Paula (São José do Rio Pardo), Pardinho Artesanal (Pardinho) e Queijaria Rima (Porto Feliz). Apadrinhado pela Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Governo do Estado, o projeto foi realizado pela Coentro Comunica, agência paulistana especializada em gastronomia.

Feira de Lançamento do Caminho do Queijo Paulista
3/9, domingo, das 10h às 17h, na Casa Samambaia
Rua Gonçalo Afonso, 65, Vila Madalena, próximo ao Beco do Batman
Entrada gratuita

Festival do Caminho do Queijo Artesanal Paulista
Quando: De 1º a 17/09 – confira todos os restaurantes participantes no site oficial do projeto, clicando aqui./