Gastronomia

Cerveja Praya chega a São Paulo

Em franca expansão, produto já está presente em 800 estabelecimentos no Rio

31 Out 2017 11:45

Uma cerveja feita por amigos e para amigos que se identificam com o mesmo estilo de vida. Com esse conceito, em apenas dois anos após a sua criação, a Praya apresenta números surpreendentes de expansão no mercado de bebidas artesanais: passou de uma produção caseira de 20 litros para uma estrutura que produz 30 mil litros. E não é só: a Praya está presente em 800 pontos de distribuição no Rio de Janeiro e, em apenas dois meses, 100 pontos em São Paulo. São mais de 120 mil garrafas por mês, com o tradicional rótulo da Sereya. A previsão é chegar aos 50 mil litros até o final deste ano.

Segundo o CEO da Praya, Tunico Almeida, a profissionalização, comprometimento e alta qualidade do produto são alguns dos principais pontos determinantes na ampliação da distribuição do rótulo, chegando a renomados restaurantes, bares e supermercados. Entre os pontos de venda no Rio, estão restaurantes como Lasai, Zuka e supermercados como Zona Sul e Pão de Açucar, isso apenas com um rótulo. E em São Paulo, a Praya está em restaurantes renomados como o Maní, Santo Grão, Hotel Emiliano, chegando a 100 pontos de venda na cidade.

A história da Praya começou quando o surfista Marcos Sifu decidiu imprimir seu estilo de vida em uma cerveja. Ele, que ainda é base jumper e skydiver, buscava de forma despretensiosa, uma versão da bebida que remetesse às boas lembranças do mar e de estar entre amigos, e descobriu o universo da cervejaria artesanal. Tudo começou em uma festa na Califórnia, onde Sifu soube que a cerveja servida era fabricada artesanalmente. Desde então, o surfista autodidata começou a fabricação da Praya em sua própria casa. Durante o processo, amigos foram dando sugestões e a fórmula foi aprimorada.

Foi então que chegou o momento de fazer do hobby, um projeto de vida em parceria com mais três amigos: Tunico Almeida, Duda Gaspar e Paulo de Castro. O negócio tomou forma e a Praya teve seu primeiro lote vendido em janeiro de 2016. O sucesso foi instantâneo e a marca pretende expandir para Minas Gerais, Espírito Santo, Brasília e Recife.

Mas engana-se quem pensa que a marca está limitada apenas ao rótulo da bebida. O objetivo da Praya envolve a experiência passada ao público ao transmitir seus valores, percepção e estilo de vida. Para isso, os sócios planejam ações estratégicas que vão muito além das garrafas.

Para isso, a equipe já participa de eventos de esporte – de surf, skate, base jump e kitesurf -, apoia mutirões de limpeza de praias, realiza parcerias e coleções com marcas de moda carioca como o desenvolvimento de uma cerveja em edição limitada em comemoração aos 20 anos da carioca Farm, com a Handred, de André Namitala, além de incentivar artistas locais, promovendo exposições como o “Um Olhar da Praya”, que já está em sua segunda edição e mostra a visão de dez fotógrafos sobre a praia.

Também inspirada no modelo californiano, outra novidade é a abertura do e-commerce da marca (www.cervejapraya.com), com acessórios de bebida, objetos de decoração, guarda-sol, cangas e vestuário moda-praia, além das coleções cápsulas em parceria com novos designers cariocas, como forma de incentivo à economia criativa. É o que os sócios chamam de família Praya.

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