Gastronomia

Cerveja on demand

Convidado pelo chef Oscar Bosch para fazer uma edição especial para o Tanit, João Lordello largou o ramo da logística com a promessa de revolucionar o mercado da bebida

por Artur Tavares 19 Set 2017 12:37

Se a máxima de que empreender em tempos difíceis garante sucesso em períodos de bonança, a história do baiano radicado em São Paulo João Lordello está só começando. No último mês de março ele inaugurou a cervejaria Smart Hops, dedicada a produzir cervejas exclusivas para restaurantes e bares. Seu primeiro cliente foi o Tanit, capitaneado pelo chef espanhol Oscar Bosch, novo queridinho da gastronomia paulistana. Entre os meses de maio e junho, a Smart Hops lança rótulos exclusivos para o bar Platz e o Bistrot de Paris, de Alain Poletto, e promete estar em outros estabelecimentos e em torneiras de chope com sua produção própria, uma soft IPA chamada de Lôra e uma estilo Lager, até o final de 2017.

Empresário do ramo de logística e importação, um negócio de 60 milhões de reais por ano, Lordello produzia cervejas em sua casa como hobby há dois anos. Tornou-se amigo de Bosch quando sua esposa, sommelière da importadora Mistral, realizou um trabalho com a brigada do restaurante. Tornaram-se assíduos do Tanit, famoso por oferecer gastronomia espanhola e vinhos finos aos clientes: “Um dia, Oscar nos fez uma gentileza que me deixou pensando como retribuir. Fiz uma cerveja que casava com os pratos do restaurante, um pouco mais versátil, que ia bem com as carnes, os frutos do mar, as famosas croquetas de lá. Presenteei-o com essa receita de panela e, dias depois, enquanto realizava um negócio no Paraná, ele me ligou aos gritos agradecendo e pedindo uma produção de mil garrafas”, conta o fundador da Smart Hops. “Respondi que não trabalhava com isso, que não tinha como, que era uma receita de panela. Ele não quis saber, mandou eu me virar com a produção. Isso aconteceu em setembro do ano passado.”

A produção inicial para o Tanit foi de cerca de 2,5 mil garrafas, que se esgotaram com velocidade meteórica. A segunda brassagem tem o dobro de volume. Cervejeiro cigano – termo utilizado para quem não tem fábrica própria –, Lordello terceiriza sua produção para a premiada Blondine. Diferente das IPAs tradicionais, a cerveja feita para Bosch não tem tanto amargor, nem tantos toques cítricos. “É uma cerveja mais democrática, com uma pegada elegante. Adaptei para o paladar do brasileiro, que gosta de uma bebida mais leve. Você pode sentar e tomar dez garrafas tranquilamente”, explica. O bar Platz, também na capital paulista, ganhará uma IPA com tons mais tradicionais, assim como a receita do Bistrot de Paris. Outro trabalho da Smart Hops é customizar apenas o rótulo da Lôra para estabelecimentos que não querem um produto exclusivo. “Não quero que a Smart Hops seja a estrela, e sim uma coadjuvante premium dos clientes que atendemos.”

Com personalidade acolhedora tão típica do estereótipo baiano – Oscar Bosch confessou à reportagem que já foi convidado para tomar vinhos na casa do empresário às 2h da manhã de uma quarta-feira –, Lordello parece ter nascido para o ramo cervejeiro. Largou completamente a carreira de sucesso no ramo de logística perseguindo seu novo investimento. “Depois que tomei a Pliny The Elder, da Russian River, desafiei a mim mesmo a fazer uma cerveja melhor. Entrei em uma loja para comprar equipamentos de produção caseira, devorei o livro How to Brew, referência no assunto, em uma semana. Depois de dois anos, já fiz de tudo: cerveja com cascas de tangerina, laranja, limão, com semente de coentro e extrato de tamarindo.” Ainda não realizou comercialmente sua preferência particular: uma witbier, cerveja belga com trigo em sua composição. Mas ela pode ser sua, sob encomenda, se assim você quiser.

Artur Tavares

Sob o signo de câncer, nasceu de oito meses. Desde este infortúnio, mostrou-se impaciente. Soube aproveitar esta peculiaridade e transformá-la em curiosidade. Odeia rejeitar convites para restaurantes, está sempre com um livro e adora passar os finais de semana em meio à natureza, com suas companhias favoritas e o melhor da música eletrônica.