Arte

Mais arte em São Paulo

Galerias renomadas de Curitiba estreiam filiais no bairro dos Jardins, em São Paulo.

26 Abr 2018 12:51

Fundada em 1984 pelo arquiteto Waldir Simões de Assis Filho, em Curitiba, Paraná, a galeria Simões de Assis, desde sempre representou artistas contemporâneos, modernos, concretos e cinéticos. Já a SIM Galeria foi criada pela segunda geração da família Simões de Assis, em 2011, com o intuito de trabalhar com arte contemporânea produzida a partir da década de 1980. 

Ambas as galerias representam artistas nacionais e internacionais, mas o que as difere nitidamente são os períodos de atuação/produção desses artistas. Simões de Assis desde a sua fundação, tendo exposto talentos pertencentes à geração 1960/1980, hoje consagrados, bem como os mestres Cícero Dias, Alfredo Volpi, Guignard, Pancetti, Portinari, Di Cavalcanti,Tomie Ohtake, Arcangelo Ianelli, Hercules Barsotti, Palatnik,, Arden Quin, Tomasello, Sotto e Cruz Diez. A galeria representa no Brasil a obra do pintor modernista brasileiro Cícero Dias e do uruguaio Carmelo Arden Quin, atestando sua expertise desde o modernismo até a geração artística dos anos 1980. Ascânio MMM, Gonçalo Ivo, José Bechara, são alguns dos artistas contemporâneos por ela representados.

Já a SIM Galeria, dirigida pelos irmãos Guilherme e Laura Simões de Assis, foi criada com o intuito de ser uma continuação da pesquisa e trabalho realizados pela Simões de Assis, sendo uma galeria que apresenta o que é produzido a partir dos anos 1980 até o presente. Trazer o ´novo´ e as mais diversas manifestações da arte, desde a performance até o vídeo, caracterizam as atuações da SIM. Entre os artistas que estão no portfólio dessa galeria, destaque para Rodrigo Andrade, Marcelo Moscheta, Delson Uchoa, Julia Kater, Eliane Prolik, Paolo Ridolfi, Romy Pocztaruk, Frank Ammerlaan, Isidro Blasco entre outros.

Na sede de São Paulo, Guilherme Simões de Assis será o diretor residente, responsável pelas duas galerias que dividem o mesmo endereço. Os 650m² sofreram adaptações específicas que as tornam independentes. No piso superior está localizada a Simões de Assis e no térreo a SIM. A materialização das galerias no mercado paulistano de arte marca uma nova fase dessa história e se coloca no cenário mais atuante do universo das artes.

SIM Galeria – simgaleria.com
Simões de Assis – simoesdeassis.com.br
Rua Sarandi 113 – A, Jardins – SP  
(11 ) 3062-8980

Veja mais