Arte

Olhar em preto-e-branco

Exposição em São Paulo mostra o talento do fotógrafo e publicitário americano Jason Peterson com imagens monocromáticas.

14 Jun 2019 16:07

Com uma carreira consagrada na publicidade e passagem por grandes agências – ele foi CCO da Havas North America, por exemplo, e já fez campanhas para Yeezy/Adidas, NBA, Coke USA/Japan, Heineken, Ford, GM, McDonald’s, entre outras grandes marcas -, Jason M. Peterson abriu mão de todo esse sucesso para se tornar fotógrafo de urban style. Suas imagens, contudo, tem uma assinatura: são sempre em preto-e-branco, o que chamou a atenção de aplicativos como o Instagram. Não demorou para Peterson ter seu talento como fotógrafo reconhecido nas redes sociais. Apenas no instagram, a conta dele já ultrapassa 1,1 milhão de seguidores.

 

 

Agora, a galeria paulista GWS Gallery recebe o trabalho de Peterson com a mostra “Color Blind” (até 23/06). Sua paixão por fotos neste estilo começou aos 13 anos, o levou a optar pela publicidade e, agora, buscar no ambiente digital a sua satisfação profissional. “Sou um adepto tardio da fotografia digital. Comecei na mesma época do boom da mídia social e tentei desenvolver um estilo de foto que é tanto gráfico quanto fotográfico”, diz ele, que fundou a The Times, agência de criativos que tem revolucionado o mercado da propaganda nos EUA.

 

 

Influenciado por fotógrafos icônicos do passado, Jason cria composições suaves e poderosas que criam uma fantasia gráfica sombria e misteriosa. Inspirando-se na paisagem urbana e na condição humana dentro dela, ele consegue capturar momentos que são nítidos em clareza e atraentes em contraste. O espaço negativo é usado sem esforço e os sujeitos sem rosto fluem perfeitamente nas fotos clicadas com os modelos SL, Q e M10 da Leica. “Amo imagens simples, fortes e escuras que fazem você sentir alguma coisa. Imagens atemporais que contam uma história humana. E o preto e branco se concentra apenas na pureza das emoções”.

 

SERVIÇO
Exposição Color Blind, de Jason Peterson
GWS Gallery, Rua Lourenço de Almeida, 167, Vila Nova Conceição, São Paulo
Até 23 de junho
De segunda a sexta das 10h às 18h. Aos sábados das 11h às 17h.
Entrada gratuita

 

 

Veja mais