Arte

Irving Penn, 100 anos

Mostra em São Paulo revela a trajetória do fotógrafo americano que marcou a moda nos anos 1950.

21 Set 2018 14:25

Depois de passar pelo Met (NY), Grand Palais (Paris) e C/O (Berlin), a retrospectiva Irving Penn: Centenário está em São Paulo, com 230 imagens do fotógrafo americano em seus mais de 70 anos de carreira.
Penn (1917-2009) é reconhecido como um dos nomes mais inovadores da fotografia, com trabalhos marcantes na moda, na publicidade e em retratos e nus femininos.
A exposição ocupa dois andares do Instituto Moreira Salles (IMS), divididos em doze temas e com curadoria de Maria Morris Hambourg e Jeff Rosenheim, do próprio Met. No roteiro, naturezas-mortas, retratos de intelectuais residentes em Nova York como Igor Stravinsky, Marcel Duchamp, Alfred Hitchcock e Truman Capote a convite da revista Vogue, séries sobre o povo de Cusco, nativos de Papua Nova Guiné e trabalhadores em Londres e NYC, e de nus femininos nos anos 1950, onde questionava os padrões de beleza da época.
Mas as obras mais emblemáticas de Penn estão ligadas à moda. Em meados do século passado, o fotógrafo fez história ao registrar a alta costura da moda parisiense dando mais destaque à qualidade e criatividade das roupas. Para isso, passou a usar uma velha cortina de teatro como pano de fundo neutro de suas fotos, abrindo mão de cenografias e locações grandiosas. Esta cortina, original, pode ser vista na mostra paulistana.

Serviço:
Irving Penn: Centenário

Até 18 de novembro
Onde: IMS Paulista
Avenida Paulista, 2424, São Paulo (SP)
Horário de funcionamento: de terça a domingo e feriados (exceto segunda), das 10h às 20h. Nas quintas, até as 22h.
Entrada gratuita.

Veja mais