Trip

Viagem: Ilhas Maurício

Uma trip pelo paraíso africano na costa do Oceano Índico, com praias de sonho, hotel cinco estrelas e a simpatia do povo Maurício.

por Alexandre Taleb 19 Out 2018 19:54

Por Alexandre Taleb

Enquanto você lê este texto, provavelmente estarei no ar, em meu retorno ao Brasil, após uma semana que surpreendeu até a um viajante experiente como eu. Tive o privilégio de representar a Carbono Uomo em uma visita às Ilhas Maurício, na África, com o apoio da South African Airways e do hotel The Residence Mauritius. Vou começaar por ele, aliás, a descrever como foi a minha experiência e impressões sobre este destino na costa africana banhada pelo Oceano Índico.
Olha, conheço muitos e muitos hoteis sofisticados no mundo, de quantas estrelas você possa imaginar. Mas este The Residence Mauritius foi uma gratíssima surpresa e faz jus à referência no nome, “a residência”. O cuidado e o carinho do staff com os hóspedes é algo de chamar a atenção.
Todas as suítes contavam com um mordomo exclusivo, 24h, sempre à disposição. Por exemplo, o rapaz encarregado em atender ao meu quarto não só desfez minhas malas, como organizou tudo no closet, separando as roupas por cor, tipo de tecido e conjunto. De uma perfeição que me surpreendeu. Fiquei até com receio de mexer no armário depois e desarrumar tudo (risos). Mas, além da competência do staff, a simpatia deles foi outro destaque. Todos, sem exceção, sempre prontos a dar um sorriso e sua gentileza.
O hotel tem instalações a altura dos melhores resorts do mundo, com vistas deslumbrantes para o mar turquesa do Índico. Acredite, tomar café da manhã ou mesmo treinar na academia – que é enorme e bem equipada – vislumbrando um mar destes é muito revigorante.

 

 

Gastronomia
É um dos pontos fortes do hotel. Baseada em frutos do mar (lagostas em fartura), traz receitas internacionais e qualidade idem. Notei muitos pratos indianos, por exemplo, por conta da proximidade do destino com a Índia.
Além do sabor, a apresentação das refeições merece destaque. Em uma das noites, por exemplo, eles serviram o jantar em uma mesa montada na praia privativa do hotel, iluminada por holofotes na areia. Foi lindo!

 

 

O The Residence Mauritius oferece também uma série de passeios e experiências aos hóspedes. Fiz, por exemplo, um passeio de catamaran pela parte costa leste da ilha, desfrutando de paisagens espetaculares.
Visitamos as incríveis dunas de areia colorida chamadas de “7 Colored Earth, Grand Bassin”. Uma formaçnao geológica que se tornou atração turística famosa. Na mesma província das dunas, Chamarel, há a destilaria  Rhumerie Chamarel, onde fomos conhecer e provar os runs feito na fábrica.
Outro tour bem interessante foi ter ido conhecer o Central Flacq, o mercado central da ilha, com aquele mix de barracas de frutas, verduras, artesanato e vestuário.

 

Mas há experiências que são realizadas dentro do hotel também. O SPA Sanctuary, por exemplo, é uma boa opção de relaxamento, sobretudo para depois dos passeios e de um dia na praia. Outra vivência dentro do hotel bem divertida foi a aula de culinária com o chef do hotel, e almoçamos os pratos que fizemos.

 

 

Sobre a cultura
O povo da Ilha Maurício é multiétnico e o governo segue o sistema parlamentarista de Westminster. O destino tem alta avaliação na região quanto à democracia, a liberdade econômica e política. Para se ter uma ideia, o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) das Ilhas Maurício é o mais alto de toda a África.
A ilha é o único país da África onde o hinduísmo é a religião mais praticada. A administração usa o inglês como idioma principal, depois o francês e o crioulo mauriciano.
Confesso que, por já ter viajado tanto, a minha expectativa nunca é muito alta. Mas fiquei muito impressionado com tudo o que vi e vivi neste pedaço de paraíso africano. Dias inesquecíveis num lugar de natureza exuberante e de um povo cortês, cujo sorriso vence qualquer barreira cultural.

 

Serviço:
The Residence Mauritius www.cenizaro.com
South Africa Airways www.flyssa.com

 

 

Alexandre Taleb

Alexandre Taleb é consultor de imagem, assessora pessoas e empresas a atingir autenticidade, credibilidade e autoconfiança através da imagem pessoal. Escreve para revista italiana Cavalluce Lifestyle, ministra palestras e workshops sobre imagem, etiqueta, comportamento, moda e dress code corporativo no Brasil e exterior.

Veja mais