Trip

Viagem a Hong Kong

Um passeio por uma das cidades mais cosmopolitas de toda a Ásia

30 Set 2016 10:25

Hong Kong é uma cidade de muitas identidades: de um lado, a herança do passado colonial britânico, marcado por rodovias e pontes com nomes da realeza; de outro, arranha-céus que constroem o perfil de uma metrópole que é a cara da China moderna. Vêm daí as características que encantam tantos visitantes, que desfrutam de uma hospitalidade local reforçada pela presença de grifes internacionais, de alta gastronomia e do fervor cultural que movimenta o novo epicentro da arte contemporânea no Oriente.

Considerada uma das mais importantes capitais de negócios da Ásia, Hong Kong tem tudo o que um globetrotter pode querer – porém, seguir os passos dos moradores é ainda a melhor pedida na hora de definir um roteiro de viagem sem os clichês dos guias turísticos. Carbono Uomo mostra o que fazer, agora, nessa cidade onde o passado é presente e o futuro já começou.

É China, mas não é

A cidade foi colônia do Reino Unido por 156 anos, até 1997, quando se reunificou à China. No acordo, o país socialista aceitou que Hong Kong mantivesse por 50 anos seu sistema político e regime capitalista, bem como a própria moeda (dólar de Hong Kong) e a liberdade de imprensa – até 2047, o território faz parte da China, mas opera com autonomia. Em Hong Kong, cantonês e inglês são as línguas mais populares, enquanto o mandarim é o idioma oficial no resto do país. Aviso: cerca de 170 países, incluindo o Brasil, não precisam de visto para entrar em Hong Kong, mas, para o resto da China, ainda sim.

Onde ficar
The Upper House

the-upper-house-exterior-with-man

O The Upper House – da rede Swire, uma espécie de Grupo Fasano local que em breve abre a primeira unidade em Miami – tem quartos espaçosos, raro para os padrões locais. Prove o menu do Café Gray Deluxe, assinado pelo chef suíço Gray Kunz. A localização é perfeita para quem quer circular pela região central.
upperhouse.com

East Hong Kong

east-bj-2

O East Hong Kong – também da rede Swire – é contemporâneo e tem vista para a Causeway Bay. Está conectado ao Cityplaza (com grifes famosas e locais). Oferece celular com internet gratuita aos hóspedes.
east-hongkong.com

Compras
Shoe Artistry

shoe-1

Que tal investir em um sapato feito sob medida por artesãos de Hong Kong? Essa é a proposta da charmosa sapataria localizada no bairro de Mong Kok. Atenção: é preciso marcar hora e esperar até um mês para o produto final, que pode ser despachado.
shoeartistry.info

PQM

pmq_night_viewjpg

O prédio histórico é um dos mais efervescentes centros de criação de Hong Kong. Lá, artistas trabalham em ateliês abertos e oferecem artigos que vão de divertidos souvenires a acessórios de moda. Ao redor do PMQ há cafés, feiras de rua e galerias que se espalham por toda a Hollywood Road.
pmq.org.hk

Lane Crawford

201311080651129737

Com mais de um século, esta loja de departamentos é ícone do mercado de luxo local. Há coleções de grifes como Lanvin, Valentino e Givenchy, e artigos de designers asiáticos, caso de Jason Wu.
lanecrawford.com

Pye

pye2

A empresa só produz itens a partir de algodão cultivado em fazendas próprias. Quem viaja de primeira classe pela Cathay Pacific tem o prazer de usar os macios pijamas da Pye, cortesia aos passageiros.
pye.com.hk

Onde comer

Mott 32

mott-32-hong-kong-interior-1

A cozinha vai dos populares dim sum – sequência de pequenas porções de pratos fritos ou no vapor, como camarões, carnes, verduras e rolinhos primavera – ao suculento char siu, tradicional churrasco chinês. Não deixe de provar o clássico peking duck.
mott32.com

Feast Hong Kong

feasthk

O bufê mistura clássicos locais com internacionais. O lugar é frequentado por executivos. A lagosta é o ponto alto.
east-hongkong.com

Little Bao

little-bao-ice-cream-sandwiches-a-deep-fried-bun-sandwiching-here-salt-ice-cream-with-caramel-sauce1

Serve sanduíches feitos com os pãezinhos asiáticos recheados de carnes e vegetais. Os de porco são os melhores.
little-bao.com

Mr & Mrs Fox

large-hong-kong-mr-_-mrs-fox-01

É um dos endereços em que você encontra os locais disputando uma mesa em busca de brunch, happy hour e coquetéis artesanais no fim da noite. Prove o steak maturado.
mrmrsfox.com

Não perca

O Café Gray Deluxe, do chef suíço Gray Kunz, serve alta gastronomia ocidental com uma vista deslumbrante para o Victoria Harbour. Reserve espaço para as deliciosas sobremesas de chocolate com assinatura do chef.
upperhouse.com

Como chegar

A Cathay Pacific não tem voos diretos do Brasil para Hong Kong, mas via Europa ou EUA, é possível desfrutar do serviço desta companhia, eleita a melhor aérea do mundo, em 2014, pelo Skytrax. Passageiros de primeira classe ou executiva dispõem de lounges exclusivos – em Hong Kong o espaço possui cabines e chuveiros privativos, além de serviço gratuito de massagistas. A bordo, o menu tem comidinhas ocidentais e clássicos chineses – o combinado de dim sum não decepciona.
cathaypacific.com