Trip

Um Pouquinho de Brasil

Confira as dicas de Cauã Reymond sobre uma das paisagens mais originais do nosso País

29 Nov 2017 12:46

Por Cauã Reymond

Em abril deste ano, visitei pela primeira vez os Lençóis Maranhenses. Não conhecia essa parte do Brasil e fiquei impressionado com as paisagens deslumbrantes, o clima e a gastronomia local. Foi uma viagem rápida, de apenas quatro dias, mas que me deixou com a certeza de que lá é um dos destinos mais bonitos e preservados do País. Hospedado em Santo Amaro, pude conhecer lagoas, praticar stand up paddle, conhecer a culinária local e, claro, andar de quadriciclo nas famosas dunas de areia.

POUSADA R ANCHO DAS DUNAS
Localizada em Santo Amaro, a Pousada Rancho das Dunas tem preocupação com a preservação do lindo ambiente em seu entorno. Às margens do Rio Grande e bem próxima do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, tem atendimento e acomodações de primeira.

RIO ALEGRIA
Mesmo com pouco tempo livre, tive tempo de praticar stand up paddle no Rio Alegria, que fica logo atrás da pousada. É uma ótima dica para terminar o dia assistindo ao pôr do sol.

SANTO AMARO
A pequena cidade de Santo Amaro do Maranhão é o principal polo turístico para quem vai visitar a área dos Lençóis. Lá, comemos peixes e frutos do mar deliciosos, mas o que mais nos surpreendeu foi um sorvete de coco e tapioca que tomamos no centro da cidade. Quem vai para o Parque Nacional pode agendar visitas por funcionários que atuam lá.

QUADR ICICLO NAS DUNAS
O passeio de quadriciclo pelas dunas é uma delícia, mas é importantíssimo ficar atento aos limites do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, já que não é permitido circular com veículos motorizados dentro da área preservada. O ideal é fazer o passeio no período sem chuvas na região, que dura quase todo o segundo semestre do ano.

A PÉ
Outro passeio imperdível é a caminhada a pé pelas areias branquinhas do Parque. É essencial a presença de guias credenciados. Quem pretende visitar o Parque Nacional em veículo 4×4 próprio precisa solicitar autorização da administração do local.

LAGOAS NO PARQUE
A área preservada do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses tem pelo menos dez lagoas importantes em sua extensão de 155 hectares e seus 70 quilômetros de praia, entre elas a Lagoa do Peixe e a Lagoa da Preguiça. Vá para a região com tempo para aproveitar essas belezas naturais, e não esqueça os óculos próprios para natação.

VÁ DE GOL
A GOL tem voos diários para São Luís saindo de São Paulo e Rio de Janeiro. Para chegar a Barreirinhas, principal cidade dos Lençóis, você pode seguir viagem de carro ou ônibus. O trajeto dura cerca de 3 horas.