Trip

Tecnologia de Ponta

O Centro de Longevidade e Spa Kurotel cuida de seus hóspedes aliando tecnologia e terapias modernas. Localizado na Serra Gaúcha, tornou-se referência e foi eleito o melhor das américas em 2017

por Artur Tavares 25 Out 2017 06:27

O sol que esquenta meu peito por debaixo da camisa de veludo também traz uma sensação de desconexão. Os últimos quatro dias, entre os primeiros de julho, haviam registrado algumas das temperaturas mais baixas do ano em São Paulo, mas o calor que iluminava a verdejante Serra Gaúcha em direção ao Centro de Longevidade e Spa Kurotel anunciava que meu tempo por lá seria de calmaria. Tiro minha jaqueta, arregaço as mangas e abro os vidros. O vento que bate no meu rosto dá vontade de fumar aquele cigarro que deixei para trás enquanto me preparava para conhecer o local, referência de saúde e bem-estar em Gramado e em todo o Sul do País há mais de 30 anos, e dono do título de Melhor das Américas no World Luxury Spa Awards em 2017 e nos dois anos anteriores. A regra ali era tentar reencontrar- se e levar uma vida melhor.

Localizado bem próximo do centro de Gramado, a cerca de duas horas de Porto Alegre, o Kurotel fica em uma charmosa construção colonial de vizinhança tranquila. Amplo, o spa tem no térreo áreas comuns como salas de piano e de televisão, restaurante, piscina coberta e academia. A clínica médica, as áreas de tratamento e boa parte dos quartos ficam no primeiro andar. Minha instalação, no segundo andar, era bastante confortável, com detalhes em madeira nos móveis e na decoração, calefação agradável e uma vista ampla para a área externa e o centro de beleza.

O que impressiona no momento da chegada é a bateria de exames pela qual se passa nas primeiras horas ali. Por utilizar a medicina como o pilar fundamental da estadia do paciente, o Kurotel é rígido na avaliação a fim de montar programas individuais para seus hóspedes São consultas médicas iniciais, entrevistas com educadores físicos, nutricionistas, fisioterapeutas. Quem passa mais tempo por lá é submetido a exames de sangue comuns para medir colesterol e outros índices. No fim, é escolhido um dos programas oferecidos: emagrecimento, controle de estresse, antitabagismo, longevidade saudável. Reconhecido pela instituição Wellness for Cancer, o Kurotel ainda tem um bem-sucedido tratamento de recuperação de pacientes com a doença, e outro que é destinado a mães com bebês de até quatro meses que ainda estão se adaptando às crianças.

Embora todas as terapias do Kurotel sejam médicas, elas incluem tratamentos estéticos e de relaxamento em sua área de spa. Há opções de reserva para quem deseja passar o final de semana usufruindo apenas desses espaços e das áreas do hotel, e também agendamentos de clientes individuais ou grupos para a Estação das Águas dali. Sem problemas aparentes de peso, fui enquadrado no programa de controle de estresse com algumas pitadas do tratamento antitabagismo. Ao longo de um prolongado final de semana que começou na sexta e só terminou no cair da tarde da segunda-feira seguinte, fiquei imerso em terapias que incentivam os hóspedes a relaxar através da meditação, outro dos pilares do Centro de Longevidade: fiz acupuntura, massagens, sessões de concentração em camas d’água aquecidas. Uma caminhada diária ao redor do Lago Negro, um ponto turístico de Gramado, começava logo cedo. Logo depois, atividades na piscina. Pude experimentar equipamentos de última geração: uma cadeira desenvolvida pela Nasa massageia ao mesmo tempo todo o corpo de quem está sentado; equipamentos médicos realizam exames através de fotos que mostram o espectro térmico do corpo e também a disposição de gordura e massa magra ao redor de toda a estrutura óssea; uma banheira de jatos poderosos localizados nas áreas dos pés, tronco e costas, fabricada apenas na Alemanha. O que há de melhor quando o assunto é banho de espuma.

A culinária é o aspecto mais agradável do Kurotel. Os alimentos são servidos de maneira leve e balanceada ao longo de sete refeições diárias. Uma xícara de café e pães são liberados na primeira refeição do dia, e proteínas animais dão as caras no almoço e no jantar das dietas menos restritivas. Comi moqueca de peixe e frutos do mar, paella, escabeche de truta servido em uma louça com formato de peixe, ravióli de abobrinha recheado com cogumelos que acompanhava um pirarucu, e também estrogonofe de avestruz com batatas chips finíssimas e sequinhas. Todos ganham sobremesa. Nos lanches ao longo da tarde e na ceia ao final da noite são servidos cremes de frutas, castanhas, frutas secas e in natura.

Com tratamentos para atletas e pré-operatórios, o Kurotel oferece também programas alimentares para quem precisa ganhar peso através de massa magra que aliam dietas hipercalóricas com exercícios na academia. E, para controlar o estresse, nada melhor do que os cuidados estéticos. É muito bem-vinda a surpresa de que o Kurotel aplica em uma mesma sessão diferentes terapias do spa: a de pedras quentes é seguida de uma esfoliação corporal com sais de banho; uma limpeza de pele é seguida de terapia facial com pedras. No Circuito das Águas, o hóspede passa 20 minutos em uma piscina aquecida com jatos massageadores e depois vai para um banho com sal marinho, que auxilia no sistema imunológico e retira a oleosidade da pele; um choque térmico no gelo; e um banho em lodo medicinal de propriedades analgésicas e anti-inflamatórias. O fim da minha estadia foi antecipado por uma terapia intensiva para nutrição da pele do rosto e do corpo. O Kurotel somente utiliza cosméticos de fabricação própria, com elementos naturais como uva e manteiga de karité, além de vitaminas e outras substâncias em suas composições.

Até o final de outubro, chalés instalados ao lado do prédio principal do spa serão inaugurados. Toda a construção é feita de maneira sustentável, sem uso de materiais que consomem água, como o concreto. Quando ficarem prontos, serão um atrativo adicional para visitar um lugar que preserva a manutenção da serenidade como maneira de prolongar e aproveitar a vida.

Artur Tavares

Sob o signo de câncer, nasceu de oito meses. Desde este infortúnio, mostrou-se impaciente. Soube aproveitar esta peculiaridade e transformá-la em curiosidade. Odeia rejeitar convites para restaurantes, está sempre com um livro e adora passar os finais de semana em meio à natureza, com suas companhias favoritas e o melhor da música eletrônica.

Veja mais