Trip

Pousada baiana é elogiada por ingleses

Brisas do Espelho tem qualidade destacada pelo jornal britânico The Times

por Alexandre Taleb 13 Set 2016 09:35

Nesses dias de correrias e sem nada de bom para ver na TV, o que acha de trocar tudo por Sol, brisa e água fresca? Então esse é o clima da Pousada Brisas do Espelho, localizada em uma das áreas mais azuis e exclusivas do Sul da Bahia e a apenas cinco minutos a pé das praias do Espelho, Amores e Outeiro, que figuram nos rankings das mais belas do país. Situada entre Trancoso e o vilarejo de Caraíva, a pousada foi ampliada e ganhou 12 novas suítes em estilo contemporâneo. Os hóspedes contam, agora, com 20 suítes, uma sala de estar, um restaurante com menu assinado pelo premiado chef Marc Le Dantec, um sushi-bar, uma piscina com pergolado, em meio ao jardim tropical, uma área de spa e ainda o lounge bar, onde são servidos almoços e drinques variados.

Com a alma e o clima baianos, a Pousada Brisas do Espelho aposta na simplicidade sem abrir mão do conforto. Clima de casa de praia, mas com infraestrutura. Numa área de 410 m2, o projeto da arquiteta Consuelo Jorge valoriza a mão-de-obra e os materiais locais. Minimalista e aconchegante, os espaços são limpos, para que os visitantes tenham liberdade de circular, apreciar cada cantinho e se surpreender. Inaugurada em 2002 como uma pousada de charme, com apenas 7 quartos, a pousada adquiriu recentemente uma antiga casa no terreno vizinho, que reformou integralmente. O novo projeto explora o pé direito alto, a luz natural, o trabalho com madeira de demolição e os materiais naturais. No piso superior, com a leve brisa e vista para o mar do Espelho, está o spa da pousada, com opções de massagens relaxantes, shiatsu e drenagens. Na alta temporada, oferece aulas de ioga e alongamento.

As suítes são luminosas e arejadas, medindo de 30 a 60 m2. São divididas em: Contemporâneas, 12 suítes localizadas na casa principal, com varandas com vista para o jardim tropical e a piscina; Vila, as 7 suítes originais da pousada, de estilo mais rústico, com varanda com vista para o quadrado do vilarejo do Outeiro, com seu largo gramado e casinhas típicas coloridas e Villa Master, suíte com vista para piscina, numa área de 60 m2, composta por um quarto e uma sala de estar, acomodação ideal para famílias. Todas as acomodações possuem camas king size, com lençol de 400 fios, mosquiteiros de algodão feitos por artesãos do sul da Bahia e são equipadas com ar-condicionado, telas LCD e CD players, internet, canal a cabo e frigobar. No décor e no serviço, a preocupação com os detalhes. Infraestrutura e clima perfeitos para o hóspede se sentir em casa.

As diárias incluem café da manhã continental, com um toque de brasilidade, como o mungunzá, o cuscuz de milho e as tapiocas feitas na hora. A pousada possui três restaurantes: Figo Trancoso; o sushibar (bar construído por carpinteiros locais, com mais de 8m de comprimento, onde são servidos suhis e sashimis diversos, preparados pelo sushiman chileno Issac Marin, ex-Grand Hyatt São Paulo) e o bar da piscina, que serve petiscos, saladinhas e ceviches. O restaurante Figo Trancoso tem menu assinado pelo premiado chef franco-baiano Marc Le Dantec. Natural da Bretanha, Le Dantec já teve passagens pelos badalados Daniel Bouloud, em Nova York, e Maisons de Bricourt, em Cancale, noroeste da França, ambos 3 estrelas no Guia Michelin. Mas foi no Brasil e, em especificamente na Bahia, que construiu grande parte da sua trajetória de sucesso. Já levou os prêmios de Chef Revelação pela revista Gula (2002) e, por seu trabalho no Galpão, de Salvador, ganhou, de 2002 a 2004, os prêmios de Melhor Cozinha Contemporânea, Melhor Restaurante e Chef do Ano pelo júri do especial Comer & Beber – Salvador, da revista Veja.

Marc faz, no restaurante Figo Trancoso, um trabalho de essência parecida com o contemporâneo Figo da matriz, em São Paulo, na Vila Nova Conceição: ingredientes frescos, sazonais e locais, legumes e verduras no esquema “farm to table”, colhidos diretamente na horta pertencente ao terreno da pousada. Assim, entre as opções, de menu enxuto, destacam-se: o Peixe Vermelho ou Branco do Dia, assado com escama de tomates, manjericão e orégano, acompanhado de purê de batata com fio de azeite, os clássicos baianos como a revigorante e apimentada Moqueca de Camarão e o peixe assado inteiro e servido na folha da bananeira. Para quem quiser comer na piscina, há a opção do lounge bar com combinados de sushi e sashimi. Para harmonizar, drinques como caipirinhas com frutas da região como pitanga, mangaba e caju com gengibre, em carta assinada pelo bartender Adriano Uzan (ex-Condomínio Fazenda Jacumã, tradicional na região).

Os hóspedes podem, ainda, usufruir da extensa estrutura do condomínio, como a piscina com vista para o mar, campos de golfe e de polo, massagens, parquinho e área de recreação para as crianças. A pousada também oferece serviços de empréstimo de bicicletas, caiaques e stand up paddle para uma experiência única nos arredores da Praia do Espelho, eleita pelo Guia Quatro Rodas uma das mais belas do país. É possível também programar uma visita aos índios pataxós, ligados à caça, à pesca e à cerâmica. Há cerca de 30 aldeias no Sul da Bahia, e uma próxima à pousada, a Aldeia Imbiriba, localizada entre a Praia do Espelho e Trancoso. Para quem prefere sair a galope, há cavalos para passeios na praia. Os cavalos são gentis e a paisagem, de tirar o fôlego. A Praia do Espelho é como um portal. Escoltada por falésias, entre o verde da Mata Atlântica e o azul-turquesa do mar, a região convida a um mergulho na natureza e a uma outra conexão, que não a do wi-fi, mas a astral.

Não foi à toa que a proprietária Maria Fernanda La Regina trocou uma bem-sucedida carreira no mercado financeiro pelos brilhos dos espelhos. A empresária – que hoje também comanda o restaurante Figo e a Silo Bar & Forneria, na Vila Nova Conceição, em São Paulo – aportou no Sul da Bahia, durante um período de férias e acabou ficando de vez. Trocou o salto alto pelas Havaianas. “Ver o nascer da lua nessa região, ganhando tons prateados ao anoitecer, é um dos espetáculos mais bonitos da natureza. É esse o clima da pousada, de conexão com a natureza, mas sem abrir mão do conforto”, explica Maria Fernanda La Regina, sócia da Pousada Brisas do Espelho, que foi eleita pelo jornal inglês The Times como uma das melhores pousadas do Brasil no litoral.

Quando a maré baixa, formam-se pequenas piscinas, espelhos d’água. Daí o nome do lugar. Daí o fascínio de se “olhar no espelho”. Nas suítes da Pousada Brisas do Espelho, também há espelhos por todos os lados, descortinado o cenário por entre as janelas, o mar de mil tons entre o verde e o azul. Um encontro com o mar e consigo mesmo. Tempo para ser feliz, novo conceito de luxo hoje.

Alexandre Taleb

Alexandre Taleb é consultor de imagem, assessora pessoas e empresas a atingir autenticidade, credibilidade e autoconfiança através da imagem pessoal. Escreve para revista italiana Cavalluce Lifestyle, ministra palestras e workshops sobre imagem, etiqueta, comportamento, moda e dress code corporativo no Brasil e exterior.