Trip

Passeios por Curitiba

Visitamos a capital paranaense e voltamos com dicas de passeios, restaurantes e lojas imperdíveis

por Artur Tavares 28 Set 2016 08:47
Museu Oscar Niemeyer

Com bom planejamento urbanístico, a cidade de Curitiba é hoje um modelo de capital dentro do Brasil. Cerca de 2 milhões de habitantes moram na capital paranaense, hoje um polo econômico e cultural da região Sul do Brasil. No último final de semana, a Carbono Uomo foi convidada para se hospedar no Nomaa Hotel, um dos mais luxuosos da cidade (leia o texto aqui). Aproveitamos para conhecer alguns dos restaurantes, bares, museus, galerias de arte e lojas de Curitiba. Confira nossas dicas abaixo.

Restaurantes e bares

Madero Steak Prime
O Madero Steak Prime foi o primeiro restaurante de uma rede que hoje tem lojas até mesmo fora do Brasil. Explodiu em Curitiba na década passada com o slogan “the best burger in the world”, mas serve cortes clássicos de Angus.
@maderobrasil

Durski
Do mesmo empresário do Madero, o Durski é um dos restaurantes mais interessantes de Curitiba. Reunindo alta gastronomia e as origens de seu fundador, um polonês, serve um menu degustação apenas com pratos eslavos, além de um menu à la carte. O destaque fica para a carta de vinhos com mais de 2.500 rótulos, entre eles garrafas centenárias de Château d’Yquem, que chegam a custar mais de R$ 100 mil.
http://durski.com.br/

La Varenne
Localizado dentro do Shopping Pátio Batel, o mais luxuoso de Curitiba, está o La Varenne. O restaurante oferece pratos clássicos da gastronomia francesa e italianos. Oferece almoço executivo durante a semana.
@lavarenne1

Taj Bar
O Taj mistura em um só lugar gastronomias da Tailândia, Japão e Índia. Não apenas isso, o bar oferece drinks clássicos e criações próprias em um anexo, o Taj Pharmacy. Inspirado nas antigas boticas dos anos 1940. Tem filiais em Foz do Iguaçu e em Balneáreo Camboriú.
@tajcuritiba

Le Voleur de Vélo
Uma mistura de bar e bicicletaria, o Le Voleur de Vélo tem um deck e decoração toda feita com produtos que são vendidos para a sua magrela. Apresenta pratos da culinária típica de bistrôs franceses e drinks de primeira.
https://www.facebook.com/levoleur.develo/

Vintage

Renove Wallpaper Wallpaper
A Renove Wallpaper Wallpaper é especializada em decoração vintage, vendendo desde papeis de parede até objetos como cabines telefônicas, placas antigas, quadros, porta chaves, adegas, baldes de gelo, entre outros. Às quartas, recebe um bazar e reduz os preços em até 50%
https://www.facebook.com/renovewallpaper.wallpaper/

Nova Garagem
Em um espaço bastante grande, são 600 m² de área, a Nova Garagem tem cara de bazar de garagem. Ficam espalhados pela loja móveis, vitrolas, quadros, móveis e até mesmo veículos. Os preços são democráticos, mas algumas peças chegam a custar mais de R$ 35 mil. O Nova Garagem ainda tem sua marca própria de roupas.
@novagaragem

Certas Coisas Vintage
Hoje uma rede de lojas voltadas para o universo Vintage, com pontos espalhados também por São Paulo e cidades sulistas como Joinville e Chapecó, a Certas Coisas surgiu em Curitiba. Hoje fabrica sua própria linha de produtos, que vai desde seu famoso porta-temperos até quadros e miniaturas de veículos
https://www.facebook.com/certascoisasvintage

Barberias

Barbearia Clube
No espírito das barbearias antigas, a Barbearia Clube também tem linha própria de produtos para grooming e até mesmo um dia de noivo, que inclui corte de cabelo, hidratação capilar, corte de barba, mão, retirada de pelos faciais, massagem relaxante, faxina da cara e podologia. São três unidades espalhadas por Curitiba.
@barbeariaclube

Barbearia Visconde
Na trilha sonora, o bom e velho rock ‘n roll. A casa serve aos seus clientes cervejas artesanais e importadas. Na decoração, peças vintage, quadros e fotos retratando a cidade em seus mais diversos momentos.
https://www.facebook.com/barbeariavisconde/

Arte

Museu Oscar Niemeyer
Inaugurado em 2002, o museu é criação do arquiteto que dá nome ao local. Em um total de 12 salas expositivas, em todo seu período de atividade o MON já recebeu mais de 300 mostras de todo o mundo em sua história e um público superior a 300 mil visitantes por ano. Além disso, o lugar foi eleito um dos 20 museus mais bonitos do mundo pelo guia americano Flavorwire.
@museuoscarniemeyer

Museu do Automóvel
Um dos mais importantes museus dedicados aos carros do Brasil, o Museu do Automóvel tem um acervo de 150 veículos, que participam de exposições rotativas no local. São desde modelos vintage que datam da primeira década do século XX até carros de corrida.
https://www.facebook.com/museu.automovel/

Galeria Teix
O espaço é uma incubadora de ideias e projetos relacionados a todo tipo de produção cultural. Unindo galeria com estúdio de tatuagem, a Teix recebe exposições de arte, design, fotografia, performances musicais, encontros literários e eventos ligados à tradição de desenhar o corpo.
http://estudioteix.blogspot.com.br/

Outros

Celio Dobrucki Handmade Motorcycles
Lenda da customização de motos no Brasil, Celio Dobrucki já realizou trabalhos para a Harley Davidson – montadora em que ele é especializado. Em sua loja, ele vende peças e até capacetes customizados. Celio também é dono da America Motorcycles, loja curitibana que vende os veículos sob duas rodas, e do Dobrucki Pub, bar dedicado a cervejas e motoqueiros.
https://www.facebook.com/celiomotorcycles

Maniacs Brewing Co.
Recém-inaugurada, a Maniacs Brewing Co. está produzindo uma das IPAs mais saborosas de Curitiba, com corpo e sabores leves. A cervejaria ainda fabrica uma cerveja pilsen e uma weiss. A fábrica aberta ao público vende garrafas e growlers, promove degustações, além de workshops sobre produção de cerveja, história, estilos e cursos de sommelier.
@maniacsbrew

Vinil Velho
Inaugurada em 2011 como loja virtual, a Vinil Velho fez tanto sucesso que abriu suas portas no ano seguinte. Mudou recentemente de endereço. Vende, além de discos de vinil, utensílios para cuidar dos bolachões.
https://www.facebook.com/vinilvelho/

Mercadoteca
A Mercadoteca é um espaço gastronômico aberto em 2015. Reúne boxes com lanchonetes, restaurantes de culinárias tradicionais – como japonesa e italiana -, além de lojas de utensílios para o lar e empórios. O espaço fica cheio aos finais de semana, por isso prepare-se para passar um bom tempo por lá aproveitando todas as comidinhas com os amigos ou a família.
@mercadoteca

Litorina de Luxo
O único trem de luxo do Brasil sai de Curitiba e vai para Morretes, na costa paranaense. São três horas e meia de viagem, em média. A linha passa pela histórica Serra do Mar. Chegando em Morretes, não deixe de comer o barreado, um prato típico e histórico de Curitiba, feito com farinha de mandioca e carne assada – não deixe de fatiar uma banana fresca no prato para acompanhar.
@serraverdeexpress

Artur Tavares

Sob o signo de câncer, nasceu de oito meses. Desde este infortúnio, mostrou-se impaciente. Soube aproveitar esta peculiaridade e transformá-la em curiosidade. Odeia rejeitar convites para restaurantes, está sempre com um livro e adora passar os finais de semana em meio à natureza, com suas companhias favoritas e o melhor da música eletrônica.