Trip

Mouraria, o novo spot hipster de Portugal

Bairro histórico de Lisboa se torna o novo queridinho dos descolados europeus

por Athena Advisers 28 Nov 2017 13:42

Esqueça o Chiado e o Bairro Alto. Em Lisboa, os ventos hipsters sopram para Mouraria, o velho bairro dos imigrantes árabes que hoje se converte em a versão lisboeta de Shoreditch. Uma reportagem da revista portuguesa Athena Advisers nos conta tudo.

Is this the next Shoreditch? A spotlight on Mouraria, Lisbon.

Com 95% da propriedade de Lisboa estimulada para ser renovada, é uma cidade em constante transformação. Enquanto os visitantes em um primeiro momento tendem a ser atraídos pelo elegante e animado Bairro Chiado, o sofisticado Bairro Alto e os movimentados bares de Cais do Sodré, é em bairros como Mouraria que encontraremos a próxima geração de lugares que serão tendências da cidade.

Quando se trata de como lidamos com o desenvolvimento em Lisboa, nós sempre escolhemos locais privilegiados, mas o fundamental é que o local tenha algo especial,” disse Artur Moreno, co-fundador e sócio da Stone, uma das principais construtoras de Lisboa. “Seja uma vista especial, um jardim secreto ou um lugar encantado e difícil de definir– deve ser mágico! Devemos nos apaixonar! A cultura de Lisboa está tão ligada à arquitetura que mesmo as novas construções precisam estar relacionadas ao passado– nós ressuscitamos a velha pedra.

Única no mercado, praticamente tudo desenvolvido pela Stone é oriundo de projetos restaurados, especialmente em prédios de mais de 100 anos, visando manter a fachada e realçar características originais deles por fora, enquanto oferece ao interior do prédio uma aparência extremamente nova e moderniza suas comodidades.

Essa é uma preocupação com a manutenção do patrimônio arquitetônico de Lisboa enquanto traz um novo nível de sofisticação ao rápido desenvolvimento do mercado imobiliário da cidade, o que estimulou a Câmara Municipal de Lisboa a trabalhar ao lado da Stone Capital na regeneração de Mouraria, um dos bairros mais antigos e tradicionais de Lisboa. Um dos únicos a ter sobrevivido ao devastador terremoto de 1755, Mouraria mantém uma intimidade única com a capital. “Mouraria é a alma de Lisboa”, diz Artur.

Incorporando 15 novos edifícios, a serem terminados em 2018, o projeto Amouraria tem evoluído com o apoio da prefeitura para trazer uma revitalização do bairro sem perder sua essência. “É de suma importância que sejam mantidas as pedras angulares que dão ao bairro uma personalidade própria, trabalhando em parceria com os moradores locais” – isso significa que a cidade trabalha para revitalizar praças e igrejas, enquanto dá suporte ao tradicional açougueiro, padeiro e dono de mercearia que estão lá há gerações. Além disso, os sócios da Stone ao lado de empresários locais incorporam novas cafeterias e restaurantes conectados ao bairro através de projetos sociais.

Se a regeneração da praça Martin Muniz foi o primeiro passo da evolução de Mouraria, é a localização central e privilegiada e os 4500 euros por m² que despertou o interesse de artistas locais e investidores internacionais desejando morar no próximo Shoreditch ou Meat-Packing District antes que os preços explodam. “Os mais interessados até o momento são investidores da França, África do Sul e Brasil”, destaca Artur. “Um investidor adquiriu um prédio inteiro em um dia. Isto é realmente cativante!” Enquanto a proximidade de Mouraria com o centro e a disponibilidade de transportes tornam o local atrativo para comprar e alugar espaço por temporada, a dinâmica do bairro , as ótimas vistas para o Castelo de São Jorge e os preços acessíveis já estão atraindo artistas da cidade. Jovens famílias são particularmente atraídas pelas comodidades da região, tal como as piscinas e estacionamentos subterrâneos, únicos no bairro. “Temos uma enorme responsabilidade de revitalizar o bairro de um jeito inteligente, pensando sobre a vida e o futuro de seus residentes”, diz Moreno.

Athena Advisers

Investimento, propriedades e lifestyle. A Athena Advisers é uma consultoria boutique especializada em propriedades high-end em Lisboa, Barcelona, Côte d’Azur, Alpes, Paris e Londres. A agência foi uma das primeiras a fincar bandeira na capital portuguesa prevendo o boom imobiliário que faz da cidade o novo eldorado do real estate internacional.