Trip

Hyperloop ligará capitais da Finlândia e Suécia

Trem ultraveloz que alcança velocidades de 1.200 km/h foi desenvolvido por americanos

21 Nov 2016 09:59

As capitais nórdicas de Helsinque e Estocolmo, na Finlândia e Suécia, podem ser ligadas através do Hyperloop, um trem subterrâneo que vai reduzir a viagem a apenas meia hora, com velocidades impressionantes de até 1.200 km/h – hoje, a rota leva cerca de uma hora por avião.

De acordo com a Sputnik News, a tecnologia ultramoderna fornecida pela empresa americana Hyperloop One poderia permitir que os passageiros nórdicos viajassem em cerca de meia hora em uma cápsula que zunisse dentro de um tubo.

O projeto futurista está longe de ser barato. O preço para o túnel subaquático através do Mar Báltico deverá chegar a US$ 20 bilhões. Atualmente, as negociações sobre os detalhes técnicos, financiamentos e questões de segurança estão em andamento entre o Hyperloop One, o Centro de Pesquisa Técnica da Finlândia, a Agência Finlandesa de Financiamento para Tecnologia e Inovação Tekes, bem como vários ministérios relacionados.

O noticiário russo diz também que a Finlândia estuda lançar uma pista de testes entre as cidades finlandesas de Salo e Turku. No futuro, a rota de 50 quilômetros entre Turku e Salo pode ser expandida com um trecho de 140 quilômetros até Helsinki Central e o aeroporto da capital. Na fase final, espera-se a construção de um trecho de 200 quilômetros, que mergulhará abaixo do arquipélago Åland, no Mar Báltico, entre a Finlândia e a Suécia. Se concluído, este pode tornar-se um dos túneis submarinos mais longos do mundo.

Cidades como Los Angeles e São Francisco também já cogitam construir trem Hyperloop, bem como governantes de Dubai e Abu Dhabi.