Trip

Luxo ao estilo maia

No México, hotel boutique Punta Caliza oferece experiência de arquitetura inspirada nas casas do povo maia, com piscina privativa e espelhos d’água.

29 Dez 2018 08:00

Em uma reserva protegida na Península de Yucatán, a ilha de Holbox, a passos do mar esmeralda do Golfo do México, o novo hotel Punta Caliza encanta por sua proposta de arquitetura baseada nas casas do povo Maia, nativos do país. O projeto é do escritório mexicano Estudio Macías Peredo e pertence à família Munhoz, entusiastas da região.
A busca por uma abordagem minimamente invasiva, respeitando a natureza local, foi o ponto de partida do pequeno hotel, de apenas 12 quartos. Cada um deles possui uma piscina privativa que se interliga a um canal central que permeia todas as habitações. A ideia foi mostrar a onipresença da água na ilha de Holbox.

 

 

A inspiração na arquitetura maia foi modernizada com estruturas mais geométricas, conectadas por uma piscina triangular no centro da propriedade. As paredes de pedra caliza são revestidas de um tipo de argila local – chukum -, que confere um estilo cool, além de proteger termicamente os ambientes internos. A parte superior das casas é feita em cedro vermelho, extraído da fazenda da família. Os telhados também são recobertos por uma fibra vegetal típica da região.
Em 2018, o hotel venceu prêmios importantes de arquitetura nos Estados Unidos, além de representar o México na Bienal de Arquitetura de Veneza. www.puntacaliza.com

 

 

Veja mais