Trip

Em Sintonia Com a Natureza

Surfista de ondas gigantes, Luca Cohen mudou-se com a esposa para o Uruguai a fim de cuidar da produção do azeite Punta Lobos, que pertence à sua família.

25 Mai 2017 12:47

Em janeiro de 2014, minha esposa Thaís e eu viemos morar em Punta del Este, no Uruguai, para assumir o negócio de produção de azeite de oliva extravirgem da minha família. Foi uma mudança radical. Saímos de São Paulo para morar em um campo no alto de uma colina, de onde ao longe se vê o mar, e assumir uma atividade totalmente nova para a gente.

Nosso dia a dia é dedicado às nossas oliveiras e a todo o processo que envolve a produção do azeite de oliva extravirgem Punta Lobos. Também temos um armazém e fábrica em que recebemos visitantes para um pequeno tour, onde contamos um pouco da nossa história, como funciona o processo de produção e terminamos com uma degustação dos nossos produtos (puntalobos.com.br).

Sair da cidade grande para ir morar no campo soa muito bonito, mas levamos um tempo para nos adaptar. Abrimos mão de toda comodidade e facilidade que uma metrópole como São Paulo oferece para conhecer uma nova cultura e adotar um diferente modo de vida. Não temos dúvida de que fizemos a escolha certa. Pode parecer bobagem, mas quando moramos em capitais perdemos um pouco a sintonia com a natureza. Hoje, percebo o quão fundamental este contato é para mim. Poder proporcionar este estilo de vida ao nosso filho Max, que nasceu no Uruguai e tem um ano e meio, é muito gratificante.

O fato de estarmos perto do mar ajudou muito na decisão de mudar para cá. O surfe faz parte da minha vida desde os 6 anos, e não imagino morar em nenhum lugar que esteja a mais de duas horas de distância do oceano. Gosto de surfar ondas grandes. Fico atento às previsões e quando aparece a oportunidade faço um “bate e volta” para o Chile, o Peru e a Laje do Jaguaruna, em Santa Catarina (considerada uma das maiores ondas do Brasil).

Por causa dos fortes ventos, as ondas no Uruguai não são tão constantes como no litoral norte paulista, que eu costumava frequentar, mas tem muita bancada boa. Quando os elementos se alinham, as condições ficam clássicas, especialmente em abril, que é a melhor época para o esporte na região. Em linhas gerais, as condições ideais de onda para a maior parte da costa uruguaia são as ondulações Sul e Leste com vento norte. Vale a pena conferir as praias onde tem rio desembocando no mar – elas formam bons bancos de areia. E como eles costumam dizer muito aqui “que lo disfrutes”.

Veja mais