Trip

Aonde ir em Lisboa?

Música ao vivo, galerias de arte, bares de praia e locais de coquetéis

por Athena Advisers 5 Dez 2017 11:28

Você pode ler sobre bares de coquetéis lotados em terraços da cidade em muitos guias de viagem, mas e os locais de insider onde os músicos vão tocar, onde assistir aos melhores artistas emergentes, onde ficam os bares de praia mais bacanas e os locais de drinques abertos até tarde da noite? Nós temos as respostas.

Música ao Vivo

Bela Vinhos e Petiscos
Este pequeno e descontraído local está situado em Alfama, um dos bairros mais antigos e tradicionais de Lisboa, considerado o berço do Fado. Nas noites de terça, músicos de todo o mundo vêm tocar em um ambiente intimista, compartilhando garrafas de vinho e pratos de tapas portuguesas.

Rua dos Remédios 190, 1100 445 Alfama

Tejo Bar
Um lugar mítico na cena musical de Lisboa, é aqui que você pode encontrar um caldeirão de músicos africanos e brasileiros que vêm escolher os instrumentos alinhados na parede para realizar jam sessions diárias. Este local, aberto até tarde da noite, é quase um lugar secreto underground – em vez de palmas, o público aplaude esfregando uma mão na outra.

Beco do Vigário 1 A, 1100-613 Alfama, Lisboa, Portugal

Maria da Mouraria
Para o fado clássico, um dos melhores locais é a casa de fado Maria da Mouraria, situada no bairro da Mouraria. Diferentemente da infinidade de lugares que você encontra em Alfama, não é muito turístico e combina ótima comida com músicos de alta qualidade. É uma ótima opção para uma experiência musical mais conservadora.

Largo Severa 2B

Hot Club do Portugal
Este clube de jazz histórico está entre os mais antigos da Europa, tendo sido inaugurado na década de 50. Embora tenha mudado de endereço após o local original ter sido destruído em um incêndio, ainda evoca a essência de uma era passada e é a experiência de jazz mais autêntica da cidade. Confira o line-up e você poderá encontrar convidados famosos.

Praça da Alegria 48

Fábrica do Braço de Prata
Situado em uma antiga fábrica de munições que foi pioneira na atual onda de restaurações de Lisboa, este centro cultural combina uma gama de atividades criativas, de shows a uma galeria de arte, um restaurante e uma boate. Nas noites de quinta, bandas emergentes vêm tocar em diferentes cantos da antiga fábrica para uma experiência experimental dinâmica.

R. Fábrica de Material de Guerra 1, 1950-128 Lisboa

ArtCasa
Este espaço inovador multidisciplinar combina um local de música ao vivo com uma boate, uma galeria de arte, um café e até mesmos salas para serem alugadas. Um exemplo fantástico das raízes multiculturais de Lisboa, combina influências africanas e italianas com um programa semanal diversificado que vai desde jam sessions até maratonas de dança, yoga, capoeira, exposições e oficinas.

Rua Marechal Saldanha 28, Lisboa, Portugal

Galerias de Arte

Cristina Guerra
Localizada a poucos passos do deslumbrante Jardim da Estrela, esta galeria de arte contemporânea é uma das mais bem sucedidas da cidade, servindo de ponte entre a cena de arte local e a internacional.

R. Santo António à Estrela 33

Galeria Madragoa
Aclamada uma das galerias mais descoladas da cidade desde sua inauguração em 2016 no charmoso bairro de Madragoa, que fica entre Santos e Estrela, este espaço combina uma gama de talentos locais sensacionais com artistas internacionais escolhidos pelos proprietários ítalo-portugueses.

R. Machadinho 45, 1200-705 Lisboa

MAAT
Situado às margens do rio, em direção a Belém, o mais recente museu de arte e design de Lisboa serpenteia em uma suave onda de azulejos mosaicos brilhantes que refletem a lendária luz de Lisboa e a água que a emoldura. Projetado pela arquiteta britânica Amanda Levete, a arquitetura combina perfeitamente com as exposições em seu interior, que combinam exposições de arte de grandes artistas contemporâneos com áreas de design e educação. É um belo passeio da cidade, ao longo do rio, até Belém, onde você pode recompensar toda a andança com um pastel de natas da lendária Pastelaria de Belém.

Av. Brasília, 1300-598

Base Acaso
Ocupando o primeiro andar de uma mansão em ruínas no charmoso bairro de Príncipe Real, esta galeria de arte combina ateliês criativos com um pátio interno que oferece um palco ao ar livre para eventos musicais ao vivo e muita dança. Você não pode perder. Confira os próximos eventos na página do Facebook.

Travessa Piedade n.7, Lisboa, Portugal

Bares de Coquetéis

Topo Mouraria
Escondido no terraço de um centro comercial chinês, com vista para a praça Martim Moniz, este moderno bar e restaurante é a resposta de Lisboa para o Shoreditch de Londres. Suas janelas, que vão do chão ao teto, oferecem uma vista espetacular de cidade, enquanto o som descolado de djs locais no deque de coquetéis ao ar livre torna-o um local mágico para um drinque ao pôr do sol. Seu bar irmão, o Topo Chiado, oferece uma alternativa mais sofisticada no elegante bairro do Chiado.

Topo Mouraria
Commercial Center Martim Moniz, Praça Martim Moniz, 1100-341

Topo Chiado
Terraços do Carmo, 1200-288

Flamingo Bar
Este bar, aberto até tarde da noite, escondido no descolado bairro da Mouraria, é um ótimo local para drinques pós-jantar e para se conectar com uma galera local bacana.

Largo do Terreirinho, 16

Park Bar
Situado no terraço de um estacionamento no movimentado Bairro Alto, quem vem pela primeira vez tende a se perder – não há placas, então, pegue o elevador até o último andar e continue subindo até encontrar o bar do terraço com vista para as torres da igreja de Lisboa. No pôr do sol, o bar pode ficar cheio de viajantes globais que geralmente se encontram na minúscula pista, dançando ao som de músicas disco ao cair da noite.

Calçada do Combro 58

Rio Maravilha
Situado em outro local escondido, este bar de inspiração brasileira se encontra no terraço da LX Factory e combina drinques incríveis com uma vista espetacular do rio e ótimas músicas. Localizado a leste do centro histórico, no Bairro de Alcântara, é um pouco fora do circuito habitual e menos batido do que outros bares de terraço. Está com fome? Desça para o restaurante para comer deliciosos pratos luso-brasileiros e apreciar a vista da icônica ponte de Lisboa. Não perca a oportunidade de passear pelas lojas de artesanato e cafés da fábrica convertida LX, que também abriga dezenas de ateliês criativos dos artistas e designers da cidade.

R. Rodrigues de Faria 103, 1300-501

Dança

Lux
Regularmente classificada como uma das dez melhores boates do mundo, a Lux é surpreendentemente descontraída para tal título. Embora as filas possam estender-se ao longo do rio quando DJS famosos, como Seth Troxler, vêm tocar na cidade, os funcionários estão sempre sorrindo e a boate, que ocupa 3 andares, oferece amplas oportunidades de se observar o céu de varandas e do terraço. Algumas noites são bem melhores que outras e atraem públicos diferentes, então, dê uma olhada no line-up.

Av. Infante D. Henrique, Armazém A, Cais da Pedra a Sta Apolónia, 1950-376

Eka Palace
Local de dança boêmio que faz parte da EKA, uma organização sem fins lucrativos dedicada à união de artistas locais. Espere uma variedade mais ampla de noites de música alternativa e um público descolado e artístico.

Calçada de Dom Gastão, 12 – porta 8

Casa Independente
Sinônimo do descolado bairro emergente de Intendente, este espaço cultural, que ocupa 3 andares, combina um bar com música ao vivo e dj sessions e celebra a cena musical multicultural de Lisboa, atraindo um público descolado e artístico.

Largo do Intendente Pina Manique 45

Bares de Praia

Princesa
Construído em madeira clara e listras náuticas, o Princesa é melhor restaurante beach-chic ao estilo “pé no chão”, situado a apenas 20 minutos do centro da cidade, na Costa da Caparica, em um lindo trecho de areia que se estende por quilômetros. De propriedade de dois irmãos franceses, a comida, de peixe fresco grelhado inteiro a pratos de mariscos gigantes, é sempre ótima. Depois do almoço, deite em uma das confortáveis espreguiçadeiras para uma sesta entre um mergulho e outro.

Praia da Princesa, Costa da Caparica

Sals
Dirija uma hora e meia na direção sul de Lisboa até o chique refúgio de fim de semana da Comporta e você se encontrará envolto em bosques de sobreiros e pinheiros que enchem o ar com o frescor da primavera. Pule a praia principal da Comporta (que pode ficar lotada no auge do verão) e os restaurantes caros e sobrecarregados e vá à Praia do Pego e aos restaurantes excepcionais de frutos do mar de Sals. Forte candidato a um dos melhores restaurantes de praia de Portugal, combina frutos do mar maravilhosos com um serviço amigável e uma bela vista para o mar. Não é barato, mas a experiência vale a pena. Faça reserva com antecedência no verão.

Praia do Pêgo 7570-783, Carvalhal

Bar do Guincho
Construído em madeira e pedra, este descontraído bar de praia atende aos especialistas e surfe e kitesurfe que vêm enfrentar as condições muitas vezes desafiadoras da Praia do Guincho. Está localizado depois da cidade de praia de Cascais, a meia hora de Lisboa. É um ótimo local para ver o movimento tomando caipirinhas preparadas com primor, protegido do vento, que geralmente é forte.

Estrada do Abano, 547, Malveira da Serra
Praia do Guincho

Athena Advisers

Investimento, propriedades e lifestyle. A Athena Advisers é uma consultoria boutique especializada em propriedades high-end em Lisboa, Barcelona, Côte d’Azur, Alpes, Paris e Londres. A agência foi uma das primeiras a fincar bandeira na capital portuguesa prevendo o boom imobiliário que faz da cidade o novo eldorado do real estate internacional.