Trip

A um passo de Punta

Companhia aérea Azul faz um roteiro certeiro do balneário uruguaio

21 Jun 2017 11:31

Ao cruzar a orla de Punta del Este, aqueles mais de 45 quilômetros que ligam a cidade a José Ignacio, nós contamos o número de construções que agridem a beleza do balneário mais cool da América do Sul, e são apenas três em mais de 300. O povo que preza pela harmonia de fachadas tão simples, reflexo de boa arquitetura, é o mesmo que liberou o aborto, descriminalizou a maconha e permitiu o casamento entre pessoas do mesmo sexo – antes de qualquer outro na América do Sul. Não é à toa que o Uruguai foi classificado por revistas como a The Economist o país mais avançado do continente.

Tantas qualidades somadas às ótimas temperaturas do verão (dias amenos, noites frescas), segurança de país europeu, praias nem tão cheias, e bares e restaurantes com aquele charme portenho, fazem da cidade o lugar para se estar entre dezembro e março. E o melhor, com novos voos da Azul (partindo de Viracopos), Punta fica a apenas 2h35 de viagem. Confira o roteiro que preparamos para você curtir o melhor dessa cidade imperdível.

Casa Zinc
O hotel pertence a Aron Hojman, sócio de alguns antiquários em Punta. O décor ali tem pegada industrial e reflete o bom gosto de Aron. A cozinha é aberta, comunitária, então é comum haver grande interação entre os hóspedes. A Casa Zinc fica em La Barra, a 25 minutos do aeroporto de Punta. Uma das vantagens de se hospedar ali é perguntar diretamente a Aron o que fazer em Punta – ele tem as melhores dicas da temporada e conhece todo o mundo.

Garzon
Francis Mallmann é o chef que melhor domina a cozinha de fogo – em São Paulo, é aquela feita pelo Arturito, de Paola Carosella, e do Chou, de Gabriela Barreto. O restaurante f ica no hotel de mesmo nome, numa cidade que, embora fundada no fim do século 19, ainda parece esquecida no tempo. Embora fique depois de José Ignácio, ou seja, a mais de 40 minutos de Punta, vale, e muito, a visita. Do seus fornos saem deliciosos peixes, carnes e até pizzas.

Mutate
Se você estiver em José Ignacio, é obrigatória a ida a esta charmosa loja/café. Nós adoramos os acessórios de lá, como as pulseiras masculinas. O lugar vende boa seleção de produtos de designers locais (espadriles, camisas, calças, chapéus), além de azeite e vinhos orgânicos. É a loja mais estilosa do local.

Fasano Punta del Este
Não perca a chance de conhecer, nem que seja para beber um spritz na piscina, o mais bonito hotel da rede Fasano. Reaberto este ano, concentra, especialmente em janeiro, os brasileiros mais cool da temporada. Vá para lá por volta das 16h curtir o happy hour na piscina, provar os sanduíches de pão de miga e ficar até o pôr do sol que, na nossa opinião, é o mais lindo de Punta. Se puder, hospede-se em um dos quartos recentemente renovados.

Medialunas Calentitas
É inevitável que durante sua visita você acabe parando ali para provar as medialunas (o croissant uruguaio) quentinhas. As fornadas saem com muita frequência, é comum você prová- las sempre fresquinhas.

Cuatro Mares
O chef Gaston Yelicich morou no Brasil, trabalhou em lugares como Jacarandá e Martin Fierro, mas, em busca de qualidade de vida, resolveu trocar São Paulo por Punta del Este. Lá, montou restaurante onde desenvolve uma cozinha com bons pescados e, claro, assados uruguaios. Da sua experiência no Brasil, levou para lá a feijoada, servida aos sábados.

La Huella
De tão bom, a fama desse restaurante atravessou fronteiras e parou em Miami – os donos abriram recentemente uma filial no hotel East. Se você estiver em José Ignacio entre o Natal e dia 10 de janeiro, prepare-se para enfrentar filas intermináveis. O ideal é chegar mais perto do fim de tarde e tentar uma mesa na varanda. Ali prove os peixes inteiros – os melhores são assados na brasa e servidos apenas com sal e azeite – ou os sushis. Vinhos são vendidos como água – afinal o La Huella é o restaurante mais badalado de Punta.

Voo
Mais uma vez, a Azul passa a operar voos diretos para Punta del Este neste verão, com saída de Viracopos. Há também voos de Porto Alegre para Montevidéu. Confira os horários em: VOEAZUL.COM.BR