Trip

A nova business class da Qatar Airways

Na QSuites, você pode dormir abraçado e jantar com a família

por Shoichi Iwashita 13 Mar 2017 10:25

Sempre que viajo de classe executiva, sinto que elas atendem perfeitamente aos viajantes solitários que prezam pela privacidade, mas não a um casal que está viajando de férias ou a um pai ou uma mãe viajando com o filho pequeno (como eu não tenho filhos a coisa que mais me incomoda é quando o assunto é viagem com o namorado: tem coisa pior que passar as 12 ou 15 horas dentro do avião sem conseguir conversar direito com — ou mesmo ver — o outro, sem poder apoiar a cabeça no ombro ou dar as mãos, neste momento em que poltronas se transformam em casulos individuais?). Mas a Qatar Airways, já premiada como a melhor business class do mundo pela Skytrax em 2016, acaba de lançar a QSuites, uma nova classe executiva que pode ser considerada revolucionária não só para casais em viagens românticas como para famílias inteiras (sem deixar de atender a necessidade de privacidade de executivos viajando sozinhos).

As novas cabines — em breve disponíveis apenas nos Boeing 777 e Airbus A350 e deixadas de fora nos Boeing 787 Dreamliners e nos superjumbos Airbus A380 — são privativas (com portas deslizantes) mas oferecem uma possibilidade incrível de integração a ponto de se poder criar uma sala de reunião para quatro passageiros ou permitir que uma família inteira jante reunida (detalhe: sem sair de seus assentos; algumas companhias aéreas incluem assentos menores em cabines privativas para que o passageiro tenha a refeição acompanhado), ou então, transformar as duas poltronas do meio de algumas fileiras (a configuração é 1 – 2 – 1) numa quase cama de casal (os compartimentos para os pés seguem separados). Ou seja, dá até para dormir abraçado!

A frota atual da Qatar — de 43 aeronaves Boeing 777 e 13 Airbus A350 — receberá as novas QSuites num ritmo de uma aeronave por mês a partir de junho de 2017 (a primeira rota a operar será Doha DOH — Londres LHR) e as outras 115 (!) Boeing 777 e 68 A350 já encomendadas por essa companhia aérea que tem apenas vinte anos de idade virão com a classe executiva nesta nova configuração.

Cada vez mais (e, principalmente, nos últimos 15 anos), a primeira classe se torna apenas um statement de luxo, já que a executiva hoje entrega tudo o que um viajante contemporâneo precisa para chegar ao destino da maneira mais confortável possível. E essa QSuite é melhor que muita primeira classe por aí. Agora, veja as fotos e o vídeo abaixo!

Shoichi Iwashita

Compulsivo por informação, pesquisador contumaz, apaixonado por livros, jornais e revistas, e colecionador de moleskines com anotações de viagens e restaurantes, o resultado que almeja são textos-em-contexto sobre experiências, de forma que o leitor, de posse delas, aproveite só o melhor de cada lugar; em Nova York, Tóquio, Paris ou São Paulo.