Motor

Volvo XC 90 T8 chega ao Brasil

Mais potente e híbrido, sensação da montadora sueca já está à venda no país

por Rebeca Martinez 31 Mar 2017 11:57

Com a chegada do Volvo XC 90 T8, a Volvo, que tem como objetivo produzir os carros mais seguros do mundo, passa a ter no Brasil seu primeiro automóvel com compatibilidade plug-in. Além de ser a versão mais potente do utilitário mais premiado do mundo, o veículo é o primeiro a acionar os freios automaticamente em caso de tentativa de conversão à frente de um veículo que venha em sentido contrário.

O SUV traz 407 cavalos de potência ao combinar os motores Drive-E Turbo Supercharger de 320cv e um motor elétrico abastecido por baterias de íons de lítio, de 87 cv. Tamanha potência faz esse gigante ir de 0 a 100km/h em 5,6 segundos. Nele ainda aparecem três novos modos de condução: Pure, Hybrid e Power que te deixam experimentar de maneiras diferentes o XC90. A primeira é puramente com uso do motor elétrico, por isso mais indicada para uso urbano e dependendo das condições de uso chega a 35 quilômetros de autonomia. Já a versão Hybrid é o modo padrão, utilizando ambos os motores para entregar a melhor relação entre combustível e performance, chegando a 15,3 km/l na cidade e 15,8 km/l na estrada. No modo Power, as trocas de marcha e respostas de acelerador e freios prontos o deixam pronto para testar todos os cavalos desse utilitário esportivo.

Agora, quem estiver se aventurando em estradas mais difíceis pode contar com o modo Off-Road que eleva a suspensão em 40mm e ainda conta com controle de descida em declives (HDC), enquanto o All Wheel Drive ou AWD mantém tração permanente conforme demanda. Melhor ainda é poder deixá-lo da sua maneira, configurando painel, nível de assistência de direção, propulsor entre outros.

Nesta versão, a transmissão automática possui a posição B, que auxilia na frenagem com o freio-motor elétrico retornando energia para o carro, algo que pode ser visto no painel, que indica o nível de regeneração de energia além da carga da bateria e quando está estará 100% carregada. Na tela touch de 9 polegadas ainda é possível acompanhar gráficos do sistema hibrido.

A T8 pode ser encontrada nas versões Inscription e Excellence nos valores R$ 456.950,00 e R$519.950,00. Esta última tem quatro lugares de assentos individuais revestidos de couro e com funções de ventilação, aquecimento e massagem – chamado pela sueca de interior de primeira classe.

Rebeca Martinez

Desde pequena mostrava opinião e gênio fortes. Nem sempre aquilo que interessava aos outros lhe chamava a atenção. Aproveita todo momento para conhecer um lugar novo, seja uma cidade, restaurante ou um automóvel. Para ela, buscar algo diferente traz sempre emoção.

Veja mais