Motor

Um resumo do Salão do Automóvel

Os detalhes da feira de carros em São Paulo e um vídeo exclusivo

por Rebeca Martinez 22 Nov 2016 11:02

Em novo local, o São Paulo Expo, o Salão do Automóvel de 2016 contou com mais de 30 marcas que não apenas apresentaram seus últimos lançamentos e conceitos mas permitiram aos visitantes vivenciar experiências. Mais do que a interatividade que marcou o evento, o futuro foi mostrado pelos automóveis.

NISSAN VGT 2020
Dos games para a vida real. É assim que pode ser resumida a história do carro conceito da Nissan, afinal foi somente após ser muito bem avaliado no jogo Gran Turismo 6, para Playstation, que ele veio a ser construído. De aspecto futurista, sua cor é tão única quanto sua história. Batizada de “Cavaleiro de Fogo”, ela é obtida pela mistura de prata e vermelho matizado. O chassi do conceito exposto é coberto por 46 camadas de tinta.

HONDA CLARITY FUEL CELL
O primeiro sedan movido a células de combustível de hidrogênio (FCV) apresenta uma autonomia de aproximadamente 750 quilômetros. Ele foi classificado como o mais eficaz entre os veículos de emissão zero. Mas isso não é tudo, quando conectado ao dispositivo Power Exporter 9000, o carro é capaz de converter o hidrogênio em eletricidade para abastecer uma casa por até sete dias. Infelizmente, por enquanto ele só está disponível no Japão.

FORD GT
Pela primeira vez, o GT que é um dos esportivos mais emblemáticos do mundo, foi exibido no país. O motor V6 EcoBoost com mais de 600 cavalos de potência tem como novidade pedais ajustáveis, freios em carbono-cerâmica e mais de 50 sensores diferentes para coleta de dados. Seu tom amarelo com faixas pretas revela à distância a ligação desse clássico com o grid.

BMW i8
O esportivo híbrido conta com dois motores que, juntos, somam 362 cavalos de potência. Nada mal para um elétrico. Mas se você ainda tem dúvidas sobre ele ser um verdadeiro esportivo basta pisar fundo, pois o carro vai de 0 a 100 km/h em 4,4 segundos. E para carrega-lo é possível usar as tomadas 110 ou 220 volts. No Brasil é encontrada a versão Pure Impulse, que inclui todos os opcionais disponíveis além de tornar o proprietário parte de um programa exclusivo que conta com eventos no mundo todo e apresenta as mais importantes tendências mundiais.

PEUGEOT FRACTAL
O elétrico de formas futuristas é ao mesmo tempo um cupê e um cabriolet, que se diferencia dos outros ao apresentar uma engenharia acústica nova. Desenvolvido em parceria com a FOCAL, o sistema sonoro é espacial, se ajustando de acordo com o trajeto. Ou seja, quando o sistema de navegação está ligado a voz parece estar distante mas dá a impressão de se aproximar quando uma mudança na direção se torna próxima, deslocando-se também para o lado no qual o veículo deve virar. Seu interior compacto é totalmente focado na eficiência e inova também ao utilizar peças feitas pela impressão 3D. Para movê-lo, dois motores que geram 102 cavalos cada situam-se na traseira. Já a bateria de íons de Lítio fica localizada no túnel central, favorecendo o rebaixamento do centro de gravidade e a distribuição do peso, enquanto a suspensão pneumática permite ajustar a altura em relação ao solo, que pode ser de 7 a 11 centímetros. Com uma autonomia que chega aos 450 quilômetros, ele é capaz de ir de 0 a 100 km/h em 6,8 segundos. Ele é realmente um dos conceitos mais focado em criar uma experiência de direção totalmente nova.

MERCEDES-BENZ IAA
O conceito da Mercedes destaca-se em qualquer lugar pelo seu design futurista, mas é sua capacidade de adaptar seu formato para garantir maior eficiência. Isso acontece ao atingir 80 km/h quando ele altera a forma da carroceria modificando seu coeficiente aerodinâmico de 0,25 para Cd 0,19, um recorde para um cupê de quatro portas. De motorização híbrida o esportivo de 5,04 metros é capaz de atingir 250 km/h. Mostrando a visão de futuro da montadora, ele também substitui os retrovisores por câmeras nas laterais do veículo, deixando seu visual ainda mais limpo. Para completar o design está o teto quase todo transparente.

LEXUS LC500h
No design linhas aerodinâmicas e curvas bem marcadas são aliadas ao teto – em fibra de carbono- inclinado. É sobre esse desenho que aparece a nova cor desenvolvida pela Lexus, Azul Estrutural. A cor utiliza um pigmento desenvolvido pela marca com base no princípio de coloração estrutural que ocorre no mundo natural. A cor do pigmento é azul e a pintura em camadas aumenta o efeito de luz sobre ele. O cupê tem dois motores, um de 3.5L V6 e outro elétrico, que o permitem ir de 0 a 100 km/h em menos de 5 segundos.

LEXUS LF-FC
O sedã esportivo de quatro lugares permite aos passageiros nos bancos traseiros reclinar os bancos e aproveitar o trajeto. Enquanto isso o condutor utiliza uma pequena imagem holográfica no console central para saber onde o sistema pode interpretar seus gestos de mão para controlar o sistema de áudio e ventilação. É o primeiro conceito da marca a utilizar hidrogênio, com um sistema de célula de combustível de alta potência que energiza as rodas traseiras e também envia energia para dois motores nas rodas da frente, fazendo do LF-FC um veículo com tração integral.

VOLKSWAGEN GOLF GTE SPORT CONCEPT
O conceito híbrido revela o provável futuro do Golf. Com três motores, sendo dois elétricos e um 1.6 de 299 cavalos de potência, esse híbrido plug-in é literalmente feito para as pistas. Somando 414 cavalos de potência, ele é capaz de atingir 280 km/h. Com bancos esportivos e carroceria moldada em fibra de carbono, o aspecto esportivo é acentuado pelas portas asa de gaivota.

Rebeca Martinez

Desde pequena mostrava opinião e gênio fortes. Nem sempre aquilo que interessava aos outros lhe chamava a atenção. Aproveita todo momento para conhecer um lugar novo, seja uma cidade, restaurante ou um automóvel. Para ela, buscar algo diferente traz sempre emoção.

Veja mais