Motor

SportJet – O avião para atletas

Novo jato da Sukhoi Civil Aircraft foi montado pensando em equipes esportivas

por Rebeca Martinez 15 Ago 2016 13:14

O SportJet é o mais novo jato executivo da fabricante de aeronaves Sukhoi Civil Aircraft, e também o primeiro avião do mundo desenvolvido com a finalidade de transportar atletas profissionais. O protótipo em tamanho natural está no Clube Marimbás, no Rio de Janeiro, até 21 de agosto.

Com capacidade para levar até 60 pessoas, o SportJet já deverá estar em atividade para a temporada 2017/2018. Desenvolvido a partir de pesquisas científicas e com a contribuição de especialistas em medicina esportiva, o avião deve acabar ou reduzir em muito com o estresse e problemas como jet lag, fuso horário, hipóxia, desidratação, alimentação inadequada, e até mesmo fobia de avião.

Tudo isso devido a grande tecnologia distribuída nas quatro áreas funcionais da aeronave: recuperação, com opções de equipamentos fisioterápicos; descanso e relaxamento – com poltronas que permitem viajar em posição horizontal, e gadgets biomédicos permitindo testes a qualquer momento do voo; treinamento, para estudo e análise da performance dos atletas em jogos e competições; area de estar, para acomodar a equipe administrativa. E mais. O SportJet tem uma série de outras tecnologias inovadoras. São elas:

Airband
O primeiro dispositivo portátil do gênero, desenvolvido para monitorar as funções vitais durante o voo. Se seguir a informação gerada pelo gadget, o atleta receberá recomendações para seu maior conforto. A airband transmite as informações geradas para uma central, onde são analisadas por um especialista em adaptação.

Capsula de diagnóstico Aeroscan
Também integrado à poltrona de repouso, este equipamento para diagnostico fornece acesso completo às funções corporais e também pode gerar informações para um detalhado relatório de recomendações.

Software Exclusivo
Desenvolvido para o SportJet e sua necessidade de coletar informações após os testes realizados e direcionar em tempo real para a equipe médica informações relevantes.

A maior parte do avião pode ser customizada de acordo com o esporte praticado pela equipe ocupante. Não há nada confirmado do uso dessa tecnologia em outros jatos executivos, mas o desejo é certo, quem não gostaria?

Rebeca Martinez

Desde pequena mostrava opinião e gênio fortes. Nem sempre aquilo que interessava aos outros lhe chamava a atenção. Aproveita todo momento para conhecer um lugar novo, seja uma cidade, restaurante ou um automóvel. Para ela, buscar algo diferente traz sempre emoção.