Motor

Paris começa a testar miniônibus elétricos autônomos

Capital francesa quer transporte totalmente sustentável em 20 anos

26 Jan 2017 10:27

Em uma cidade atingida por poluição crônica e problemas de trânsito, oficiais de Paris estão experimentando um ônibus autônomo ligando duas estações de trem na capital francesa.

Dois mini-autocarros elétricos EZ10, que podem transportar até seis passageiros sentados, foram colocados em serviço na segunda-feira e serão testados até ao início de abril entre as estações de Lyon e Austerlitz, em Paris. O veículo guiado por GPS é gratuito e funcionará sete dias por semana. “Para responder à emergência de poluição nas grandes zonas urbanas, é urgente inovar com novos sistemas de transporte que sejam mais ecológicos”, disse Catherine Baratti-Elbaz, chefe do distrito local onde o teste está acontecendo.

Jean-Louis Missika, vice-prefeito de Paris e responsável pela inovação, disse que os veículos autônomos “mudarão a paisagem urbana de forma espetacular” nos próximos 20 anos.

Concebido pela empresa francesa Easymile, o EZ10 também será testado entre dois espaços verdes no sul de Paris no final deste ano. A companhia disse que as frotas do pequeno ônibus já estão operando em vários países do mundo, incluindo os Estados Unidos.

Com uma velocidade comercial de 15 km/h, o ônibus foi projetado para transporte público de curtas distâncias. Equipado com um sistema de detecção de objetos, o EZ10 pode ajustar sua trajetória para evitar obstáculos e não precisa de infra-estrutura pesada para ser operado.

Na ponte de Charles de Gaulle que liga as duas estações de trem, os ônibus estão funcionando em pistas separadas e não se misturam com outros veículos no tráfego.