Motor

Noruega vai permitir carros autônomos em 2017

Governo deve dar subsídios para montadoras que pensarem no futuro

26 Dez 2016 11:31

Os veículos sem motoristas devem começar a aparecer em estradas de Noruega a partir de 2017. De acordo com uma reportagem publicada na agência de notícias Reuters, o Ministério dos Transportes e Comunicações local já iniciou as mudanças, emitindo à população uma proposta de consulta sobre uma nova lei que deve ser votada no Parlamento ainda no primeiro semestre do ano.

“O objetivo do projeto de lei é facilitar o teste de veículos autônomos nas estradas norueguesas. Trata-se de um avanço na segurança do tráfego, protegendo a integridade de quem precisa se locomover de carro.”, escreveu o ministério. No entanto, o governo norueguês disse que apenas “sistemas tecnicamente maduros” poderão atuar no país.

Além de dar um passo em direção ao futuro da indústria automotiva, o plano da Noruega também visa dar um impulso às empresas de tecnologia locais, já que o país está tentando diversificar suas operações em outros campos além do setor de petróleo – commoditie bastante importante na economia do país.