Motor

Lamborghini – Jornada à Italiana

Marca comemora 100 anos de seu fundador com museu e eventos especiais

por Rebeca Martinez 21 Jun 2016 13:14
RKS 379

O touro (Il Toro) italiano não está para brincadeira, e 2016 parece realmente ser o ano da Lamborghini. Em janeiro, durante o aguardado Salão de Genebra, foi apresentado ao mundo o modelo Centenario, celebrando os 100 anos de seu fundador, Ferruccio Lamborghini.

Causando furor entre os amantes dos automóveis, com 770 cavalos e motor V12 que vai de 0 a 100km/h em 2.8 segundos, o veículo baseado no modelo Aventador teve produção de apenas 40 unidades, todas já vendidas.

Março foi a vez da Microsoft incluir o Centenario na capa do novo game da sua série de corrida mais vendida, o Forza Motorsports. A parceria entre a empresa de tecnologia e a montadora, que vem de longa data, permitirá a milhares de pessoas a experiência de dirigir uma das máquinas mais potentes do mundo.

O Beijing International Motor Show, em abril, foi palco da apresentação da edição limitada Huracán LP 610-4 Avio. Com apenas 250 unidades produzidas, seu nome, materiais e cores são um tributo ao mundo da aviação e aeronáutica. O veículo combina performance agressiva e a sensação de liberdade. Esse sim, um touro com asas.

Este mês foi inaugurado em Sant´Agata Bolognese o novo Museu Lamborghini. A província que fica cerca de 30 minutos dos centros de Bolonha e de Modena, onde também está instalada a fabrica da montadora italiana.

Totalmente renovado, ele garante uma experiência mais marcante, como explicou o CEO Stefano Domenicali em comunicado à imprensa: “a inauguração do novo museu no mesmo dia que o Miura Tour tem inicio, envia um sinal claro sobre o compromisso da Lamborghini para honrar sua história. O museu, que foi concebido como uma experiência autêntica para os visitantes, será uma atração-chave para um número cada vez maior de visitantes vindos de todo o mundo.”

A visita começa com o primeiro veículo criado na província, em 1963, passando pela área de tecnologia, os motores mais famosos criados por eles e modelos que foram marcos em inovação, como o Diablo com tração nas quatro rodas e o Sesto Elemento com carroceria de fibra de carbono. Finalmente o futuro é revelado com o Urus, SUV conceito ainda em desenvolvimento, com estreia prevista para 2018.

Mas outra estrela esse ano é o modelo Miura, que está completando 50 anos. O veículo é famoso por sua aparição na abertura do filme Um Golpe à Italiana, de 1969, que tem Michael Caine como um charmoso ladrão.

Como parte das comemorações, duas unidades pertencentes ao museu refizeram a rota do filme, enfrentando as curvas fechadas dos Alpes Italianos e provando que as máquinas italianas mantêm sua boa forma ao longo do tempo.

A celebração continuou com o Miura Tour, uma corrida em que 20 Lamborghinis Miura vindas de diversas partes do globo participaram de uma jornada de 500km que passou por Bolonha, Sant’Agata Bolognese, Parma, Portovenere, Viareggio, Lucca e Florença.

No entanto, a festa do Lamborghini Miura não para por aí. Entre os dias 23 e 26 de junho, a montadora fará uma festa durante um dos mais importantes eventos de automobilismo no Reino Unido, o Festival of Speed, em Goodwood.

No mês de agosto, as cinco décadas serão comemoradas nos Estados Unidos, durante a Monterey Car Week. Nos resta aguardar quais outras surpresas virão por ai.

O Museu Lamborghini, que está aberto aos visitantes de segunda à sábado das 10h às 17h, também dá aos visitantes a oportunidade de ver as linhas de montagem dos modelo atuais da montadora. É necessário agendar uma visita. Acesse o site clicando aqui.

Rebeca Martinez

Desde pequena mostrava opinião e gênio fortes. Nem sempre aquilo que interessava aos outros lhe chamava a atenção. Aproveita todo momento para conhecer um lugar novo, seja uma cidade, restaurante ou um automóvel. Para ela, buscar algo diferente traz sempre emoção.