Motor

Kinetic Seat – uma novidade da Lexus

Assento cinético, que ajusta a coluna do motorista, é novo protótipo da montadora

por Rebeca Martinez 29 Set 2016 10:17

A Lexus, divisão de luxo da Toyota, apresentará no Salão do Automóvel de Paris o carro conceito UX. Além disso, mostrará uma modernização do IS, que manteve o exterior, mas traz um sistema de entretenimento mais fácil de usar. Um terceiro carro, que terá sua estreia europeia, é o novíssimo NX Sport. Quando o assunto são acessórios, a novidade realmente fora da curva é o Kinetic Seat que será apresentado ao mundo pela primeira vez.

O assento, com encosto móvel, foi desenvolvido com o intuito de recriar o movimento realizado pela coluna dorsal para estabilizar o movimento da cabeça. Tanto o banco quanto o encosto foram projetados para se mover cineticamente com o peso dos ocupantes em somatória com as forças externas. Basta estar sentado no veículo para que o assento ajude a estabilizar o movimento da cabeça, mantendo o campo de visão constante e proporcionando maior conforto ao dirigir.

A estrutura do banco consiste em fios que constituem uma rede com padronagem teia de aranha, espalhando-se a partir do centro do assento. Essa “rede” é suficientemente flexível, a ponto de que o corpo se ajuste da maneira mais próxima possível ao encosto, o que possibilita sentar-se confortavelmente por longos períodos. Com o centro de descanso das costas alocado abaixo do ombro, na região das “asas”, a rotação do corpo é induzida a ser realizada na posição correta, gerando maior apoio e estabilidade.

Os fios que constituem o assento são de QMONOSTM, uma seda de aranha sintética que tem um tipo de proteína como principal matéria-prima. O Kinetic Seat ainda é ecologicamente sustentável, além de oferecer uma maior absorvição de choques. Ainda não há data para o sistema ser incorporado nos carros da Lexus.

Rebeca Martinez

Desde pequena mostrava opinião e gênio fortes. Nem sempre aquilo que interessava aos outros lhe chamava a atenção. Aproveita todo momento para conhecer um lugar novo, seja uma cidade, restaurante ou um automóvel. Para ela, buscar algo diferente traz sempre emoção.

Veja mais