Motor

Jaguar Land Rover anuncia dupla de novidades

Montadora inglesa revela protótipo com tecnologia autônoma e o novo SUV

por Rebeca Martinez 26 Jun 2017 12:44

Parte do projeto UK Autodrive – consórcio de empresas de tecnologia, fabricantes de automóveis, autoridades e instituições acadêmicas, o protótipo com a tecnologia autônoma: Autonomous Urban Drive foi apresentado no final da semana passada pela Jaguar Land Rover. A tecnologia projetada e desenvolvida no Reino Unido aproxima a fabricante britânica de veículos futuros com nível quatro de autonomia – o que significa que o automóvel pode operar de forma independente em ambientes específicos, como ambientes urbanos ou autoestradas, sem qualquer intervenção do condutor. Isso graças à tecnologia que permitem que os veículos “conversem” com outros veículos e também com a infraestrutura da estrada e semáforos.

Após os testes,  as primeiras aparições em estradas devem acontecer em Milton Keynes e Coventry até o final deste ano. Primeiro, em estradas fechadas, caminhando para demonstrações abertas até o final do programa Autodrive, no verão de 2018.

As tecnologias de veículos conectados são Intersection Collision Risk Warning (ICRW)- que avisa o motorista antecipadamente de uma intersecção com alto risco de colisão; o In Vehicle Signage (IVS)- tecnologia que exibe informações sobre o trânsito, obras e outros diretamente no veículo e Emergency Vehicle Warning (EVW) – que avisa aos motoristas sobre a aproximação de um veículo de emergência, que pode ajudar a reduzir o tempo para atendimento das emergências.

E-Pace
Focado em desempenho, o E-Pace é um SUV compacto para uso no dia a dia e, por enquanto, apenas algumas informações foram reveladas, como a presença da tecnologia dos sistemas de tração integral de seus esportivos e a existência das versões com motores gasolina e diesel. Em comunicado à imprensa, Ian Callum- diretor de design da Jaguar – disse: “A combinação do visual de um veículo esportivo com o alto desempenho da Jaguar irão garantir um bom destaque para o E-PACE. Todo modelo da Jaguar é desenhado para aguçar os sentidos das pessoas e nós acreditamos que o E-PACE causará justamente essa reação nas pessoas, com seu próprio caráter individual”.

A montadora britânica que entrou no segmento dos utilitários esportivos revelará no próximo dia 13 de Julho o novo membro da família Pace.

Rebeca Martinez

Desde pequena mostrava opinião e gênio fortes. Nem sempre aquilo que interessava aos outros lhe chamava a atenção. Aproveita todo momento para conhecer um lugar novo, seja uma cidade, restaurante ou um automóvel. Para ela, buscar algo diferente traz sempre emoção.

Veja mais