Motor

Jaguar de volta ao mundo das competições

O I-Type 1 é o primeiro veículo de corrida totalmente elétrico da montadora

por Rebeca Martinez 20 Set 2016 09:37
O novo carro de Fórmula E da Jaguar Racing, junto com os históricos C-Type e D-Type, no lançamento do I-Type na Inglaterra/Divulgação

A Jaguar volta ao mundo das competições de alto nível com o I-Type 1, o primeiro veículo de competição totalmente elétrico da montadora inglesa. A equipe, composta pelos pilotos Adam Caroll, Mitch Evans e Ho-Pin Tung, tem como principal parceira a Panasonic, empresa líder em equipamentos eletrônicos e tecnologia automotiva. Depois de concluir com êxito 21 dias de testes que incluíram o coletivo das equipes de Formula E, a Jaguar está oficialmente volta às pistas.

Com foco no conceito “competir para inovar”, a Jaguar quer utilizar o campeonato de Fórmula E como plataforma de desenvolvimento da próxima geração de veículos de passeio movidos à eletricidade. Como disse Nick Rogers, diretor-executivo de produtos e engenharia da Jaguar Land Rover, “ao longo dos próximos cinco anos vamos ver mais mudanças no mundo automotivo do que nas últimas três décadas. O campeonato vai nos permitir projetar e testar as nossas avançadas tecnologias em condições extremas de desempenho. Vamos aplicar esse conhecimento vital como parte do nosso desenvolvimento no mundo real. Na Jaguar Land Rover empregamos nove mil engenheiros e a equipe irá extrair desta capacidade de engenharia dados e impulsionar os limites da tecnologia elétrica em um ambiente esportivo”.

De olho no futuro, a Jaguar é a primeira marca premium a participar da Formula E. James Barclay, diretor da equipe Panasonic Jaguar Racing, disse: “queremos ser sucesso dentro e fora da pista. Sabemos que o desafio será intenso – nossos concorrentes têm uma vantagem inicial de dois anos. Vamos manter uma expectativa positiva em nossa primeira temporada. Em última análise, estamos aqui não só para vencer, mas para inovar também.”

Vamos ficar de olho na estreia, que ocorre dia 9 de outubro, em Hong Kong, na abertura da terceira temporada de Formula E.

Rebeca Martinez

Desde pequena mostrava opinião e gênio fortes. Nem sempre aquilo que interessava aos outros lhe chamava a atenção. Aproveita todo momento para conhecer um lugar novo, seja uma cidade, restaurante ou um automóvel. Para ela, buscar algo diferente traz sempre emoção.

Veja mais