Motor

Jaguar apresenta o I-Pace

Focado em performance, o carro conceito elétrico faz sua primeira aparição

por Rebeca Martinez 17 Nov 2016 10:06

Revelado recentemente através do uso de realidade virtual em eventos que somaram pouco mais de 300 convidados, o carro conceito elétrico I-Pace fez nesta semana sua primeira aparição pública no Salão do Automóvel de Los Angeles. No ano que vem, deve ser apresentada a versão para produção, que está confirmada para acontecer em 2018.

De exterior marcante, o primeiro veículo elétrico da montadora traz nele o DNA Jaguar ao combinar design e performance, com uma traseira bem mais alta que a frente – sinal do design que leva em consideração as leis da física e a aerodinâmica. Em comunicado à imprensa, o diretor de dsign da Jaguar, Ian Callum, falou sobre o interior: “Para o acabamento interior do conceito I-PACE, usamos materiais premium e dedicamos uma incomparável atenção aos detalhes. Uma vez dentro do carro, você vai descobrir uma série de belos e surpreendentes detalhes. Do teto de vidro panorâmico aos assentos esportivos, cada característica carrega a marca da habilidade artesanal britânica”.

Totalmente inteligente, o veículo de cinco lugares possui a versatilidade de um SUV. Mas não se engane, pois ele foi desenvolvido para redefinir a experiência de condução dos carros elétricos. Para isso ele conta com a mesma força do esportivo F-Type SVR, o veículo mais rápido produzido pela Jaguar, com 700 Nm de torque. A força é atingida pela combinação dos motores elétricos situados nos eixos traseiro e dianteiro, que desenvolvem 400 cavalos de potência e o levam de 0 a 100 km/h em aproximadamente quatro segundos.

Na busca pelo melhor desempenho e uma ampla autonomia no uso diário a Jaguar Land Rover desenvolveu tanto os motores elétricos quanto as baterias de lítio de 90 kWh. Com autonomia de 500 quilômetros no ciclo NEDC, com o uso do carregador 50 KW DC, ele tem 100% de sua recarga realizada em pouco mais de duas horas.

Nas palavras de Ian Callum : “o que é ótimo sobre este carro é que não nos estabelecemos regras. Não houve a tentativa de deixá-lo com a aparência de um F-Type ou com o boat tail do E-Type simplesmente porque seria interessante tê-la. Basta aceitar o fato de que este é um veículo totalmente novo e leva as regras de Jaguar para outro nível.”

Por enquanto quem quiser conhecer o I-Pace pode fazê-lo acessando todo o conteúdo da apresentação feita por realidade virtual no Vive Port, por meio de um app dedicado para a Jaguar.

Rebeca Martinez

Desde pequena mostrava opinião e gênio fortes. Nem sempre aquilo que interessava aos outros lhe chamava a atenção. Aproveita todo momento para conhecer um lugar novo, seja uma cidade, restaurante ou um automóvel. Para ela, buscar algo diferente traz sempre emoção.

Veja mais