Motor

Interação no Salão do Automóvel

Montadoras trazem eventos e test-drives para os últimos dias da feira paulistana

por Rebeca Martinez 16 Nov 2016 12:32

A edição deste ano do Salão do Automóvel de São Paulo termina no próximo dia 20 de novembro. A feira, que mudou para a São Paulo Expo, trouxe neste ano uma série de atividades para o público, que ainda se estendem até domingo.
Além disso, a partir da próxima quinta-feira, 17, alguns eventos únicos serão oferecidos por montadoras. A Carbono fez uma lista de tudo que vai rolar por lá.

Todos os dias

Test-Drive: Diversos veículos podem ser testados na área externa de 20 mil metros quadrados, quase quatro vezes maior que o Salão do Automóvel de 2014. Basta dirigir-se ao estande das marcas para as orientações. É preciso estar com a carteira de habilitação em dia e em mãos.

Land Rover – Com o maior espaço do evento, são 2.400m², você pode testar um Range Rover Evoque ou um Discovery Sport, levando-os por obstáculos que simulam situações extremas encontradas nas trilhas. É possível também ver na prática o Terrain Response, que ajusta as configurações do veículo de acordo com o terreno.

Volkswagen – A alemã apresenta duas ações para testar os veículos da marca. O espaço Arrancada TSI permite acelerar veículos como Golf, Jetta e Up! entre outros, para conhecer toda a potência dos motores TSI. Em outra estação você coloca em prova a robustez da Amarok.

Chevrolet –Com uma pista off-road num espaço de 2.020 m², a montadora oferece testes para a S10 e a Trailblazer ao levá-los por uma rampa de 6.8 metros de altura, um trajeto de terra e até mesmo passar por um tanque de submersão com água a 60 centímetros do solo.

Nissan – A experiência começa ao colocar os óculos 3D e fazer um teste virtual pelos veículos nacionais da marca, seguido pelo test-drive, que explora as tecnologias mais usadas no dia a dia, entre elas o sistema de câmera.
Peugeot – Na área da marca podem ser testados os veículos 208 GT e 2008. O destaque é um slalom, percurso com cones feito para conhecer o controle sobre o carro em velocidades mais baixas.

Realidade Virtual: Além dos testes com veículos, diversas marcas possuem experiências com simuladores ou realidade virtual. Por exemplo, Ford e Nissan levam o público a corridas com seus simuladores. No estande da Volkswagen, é possível passear pelo Grand Canyon, conhecer a garagem da montadora na Alemanha e utilizar o Hololens, óculos de realidade aumentada em frente ao Up! e conhecer os grandes destaques do carro. Na Toyota, você pode participar de um crash-test a bordo de um Corolla. A Renault apresenta o HTC VIVE, óculos de VR que leva o visitante a um box da Renault de Fórmula 1.

Demonstração Tesla: Exposto no Espaço dos Sonhos, o Model S, um dos carros mais modernos do mundo, terá demonstrações em movimento. Com tecnologia para realizar mudança de faixa e adaptar-se ao tráfego diminuindo ou aumentando a velocidade sem interferência de um condutor, terá também as demonstrações realizadas sem piloto. Elas são feitas a cada uma hora, começando no horário de abertura do Salão, com a última ocorrendo uma hora antes do horário de encerramento.

17 de novembro – Muscle Tour Full Power: Um comboio de veículos das décadas de 1930, 1940, 1950, 1960 e 1970 que inclui ícones como Chevrolet Camaro, Dodge Charger e Ford Mustang entre outros. Começa por volta das 15h.

18 de novembro – Mini Parade: A montadora promoverá um desfile de Minis. Serão em torno de 100 veículos, desde clássicos como o Austin Seven até o potente Cooper Works. Também começa por volta das 15h.

Salão do Automóvel 2016
Até 20 de novembro
São Paulo Expo (antigo Centro de Exposições Imigrantes)
Rodovia dos Imigrantes, Km 1,5 (850 m da estação Jabaquara do metrô)

Rebeca Martinez

Desde pequena mostrava opinião e gênio fortes. Nem sempre aquilo que interessava aos outros lhe chamava a atenção. Aproveita todo momento para conhecer um lugar novo, seja uma cidade, restaurante ou um automóvel. Para ela, buscar algo diferente traz sempre emoção.

Veja mais