Motor

Fora da Lei

Victor Collor comenta o curta-metragem Urban Outlaw

por Victor Collor 9 Dez 2016 10:18

Se tem uma coisa que aprendi nos últimos anos é que quando se faz o que gosta com paixão, amor e carinho, facilmente tudo pode sair do papel e se tornar realidade. Foi assim com a fotografia, com esse site, o VIC&CO. Post e claro, com a Cozinha 212. Confesso que se não houvesse os três elementos acima, possivelmente nunca teriam se tornado realidade.

Acabei de assistir Urban Outlaw, um documentário de 32 minutos que saiu em 2013 sobre a vida de Magnus Walker, a lenda por traz do estilo outlaw, uma forma de restaurar carros saindo um pouco de sua originalidade mas mantendo a essência com que foi criado, colocando alguns elementos que facilmente poderiam ter saído de fábrica mas que as montadoras acabaram não fazendo na época. Além de Walker, um desses casos é a Singer Vehicle Design.

O documentário mostra a paixão de Magnus Walker que começou a trilhar seu caminho nas coisas antigas vendendo roupas vintage no calçadão de Venice Beach na Califórnia.

Segundo o “mecânico” ele nunca fez escola de mecânica mas uma coisa é certa: “eu sei apertar uns parafusos e dar umas porradas com martelo”.

O seu estilo peculiar fica fora do estereótipo de pessoas que gostam desse tipo de brincadeira. Não espere um cara qualquer cheio de tattoo e com ares de ostentação falando qualquer coisa sobre motor e desenho, mas sim um jeitão que ele mesmo diz, Rock&Roll Homeless – um mendigo roqueiro.

Se você gosta dessa brincadeira, vale assistir ao documentário prestando atenção em cada fala e no carinho que ele mantém por sua coleção de Porsches antigos, em sua maioria o icônico modelo 911. Digo ainda que já ouvi história de pessoas que mantêm o mesmo carinho pelas criações de Ferdinand e Ferry Porsche, que foi a Califórnia bater na porta do espaço de Walker e, sim, foi recebido com muita atenção.