Motor

De olho no Salão do Automóvel 2016

Lançamentos da edição deste ano da maior feira automotiva do país

por Rebeca Martinez 11 Nov 2016 21:00
Lexus LC 500h

Começou nesta semana, agora no São Paulo Expo, a edição deste ano do Salão do Automóvel. A Carbono foi até lá e preparou uma lista do que você não pode perder nesta edição da feira:

Audi
A alemã que vem conquistando cada vez mais fãs no país traz nessa edição o conceito H-tron quattro, um marco no futuro da mobilidade. Com propulsão por células de combustível e bateria com autonomia de até 600 km, o veículo tem abastecimento de hidrogênio, que é realizado em apenas quatro minutos. É um carro que chamaria a atenção nas ruas de hoje pelo design, mas que não chocaria se estivesse percorrendo as ruas de amanhã.

Para quem busca a emoção da velocidade, a segunda geração do R8 Cupê V10 plus foi apresentada com motor V10 plus de 610 cavalos, que leva o superesportivo de 0 a 100km/h em 3,2 segundos. Não é à toa que o piloto de Fórmula 1 Felipe Nasr, que já testou o veículo, o aprovou. Dentro do Salão o piloto disse: “dos modelos de carro de rua esportivos que já andei, foi o que mais me impressionou. É um carro mais leve e mais ágil. A Audi conseguiu acoplar toda a tecnologia dos controles no volante e painel. Ficando mais próximo do que eu já estou acostumado na F1, um grande ajuste realizado no modelo permite acessar de maneira rápida e fácil a maioria do auxílio necessário a quem estiver pilotando”.

Outros dois modelos vem chamando a atenção: o RS7 Sportback Performance, que conta com motor V8 biturbo de 605 cavalos e apareceu nas notícias ao ser escolhido pelo jogador Neymar na Europa, e R18 e-tron quattro, carro que venceu as 24 horas de Le Mans em 2014.

Ford
O Mustang aparece em duas versões, um V8 Premium cabrio com direito a 435 cavalos e o Shelby GT 350R com o motor mais forte da marca, um V8 aspirado com 533 cavalos. A grande notícia no entanto é a vinda do muscle car pro Brasil, ainda sem a confirmação de quais versões devem chegar em 2018.

O Ford GT foi exposto no Brasil pela primeira vez nesse Salão. Um dos veículos esportivos mais emblemáticos, ele ganhou uma edição especial em comemoração aos 50 anos de sua criação. O novo GT tem carroceria e rodas de fibra de carbono, motor V6 EcoBoost com mais de 600 cavalos e suspensão ajustável. Como novidades, aparecem freios de carbono-cerâmica, controles integrados no volante, pedais ajustáveis, painel totalmente digital e configurável e mais de 50 sensores coletando informações sobre desempenho e ambientes interno e externo.

Jaguar
O primeiro veículo notado é o recém lançado F-Pace. O primeiro SUV da marca tem design inspirado no icônico esportivo F-Type e teve as vendas no Brasil iniciadas em Setembro. O modelo, que tem três opções de motorização, mostrou-se pronto tanto para encarar os terrenos off-road quanto as pistas de corrida.  Performance é a palavra de ordem quando se trata do F-Type SVR. O cupê aparece em sua versão mais potente, que conta com 575 cavalos e vai de 0 a 100km/h em 3,7 segundos. O esportivo é capaz de atingir 322 km/h. Em meio aos dois veículos é possível reparar no sedã XJ, que teve o design modernizado e conta com ainda mais tecnologia.

Land Rover
A marca conhecida pelos veículos de luxo off-road apresenta o Evoque conversível, SUV que conquistou o mundo chega em versão limitada a 45 unidades. Ele chega na versão top de linha que conta com o Terrain Response, que controla sua tração integral.

Já o Discovery faz sua segunda aparição mundial. Em sua quinta geração, ele chega com espaço para sete ocupantes e se mostra bem maior que o irmão Discovery Sport. O famoso teto alto continua presente e o interior apresenta 21 opções de arranjo dos bancos, que pode ser feita inclusive por um aplicativo no smartphone. Ele começa a ser vendido na Europa no início de 2017 em quatro versões, sendo apenas uma delas a gasolina. No Brasil sua estreia está prometida para 2018, mas ainda não há data definida.

A marca apresenta ainda uma pista de 2.400 m2, a maior do gênero no evento, para proporcionar a sensação vivida ao levar ao limite um veículo da marca. A pista é composta de obstáculos que simulam situações reais. Mas atenção, pois é preciso se cadastrar.

Lexus
Nesta edição, a Lexus apresenta suas mais recentes inovações, entre elas o LC 500h, que nunca foi mostrado na América Latina. O LC 500h é um protótipo de cupê esportivo, com a tecnologia híbrida mais moderna existente, prometendo ser uma grande atração da marca. Contando com um motor 3.5L V6 e outro elétrico que, juntos, geram potência combinada de 264 kw, o carro ainda tem uma transmissão automática de 10 velocidades. O carro vai de 0 a 100 km/h em menos de cinco segundos. No design, linhas aerodinâmicas e curvas bem marcadas são aliadas ao teto inclinado em fibra de carbono. É sobre esse desenho que aparece a nova cor desenvolvida pela Lexus, Azul Estrutural, inspirada em uma borboleta. A montadora utiliza um pigmento desenvolvido em sua fábrica com base no princípio de coloração estrutural, que ocorre no mundo natural. A cor do pigmento é azul, mas a pintura em camadas aumenta o efeito de luz sobre ele.

Outro conceito, o LC-FC marca o início do estudo da célula de combustível pela marca. O sedã futurista apresenta um console cujas funções são operadas sem toque, através de um holograma que realiza a leitura dos gestos por proximidade.

Porsche
Após se instalar no país em julho de 2015, esta é a primeira vez que a alemã participa do evento como subsidiária do Brasil. A marca impacta ao apresentar o primeiro híbrido plug-in no segmento dos SUV premium, a Cayenne S e-Hybryd, que combina uma bateria de propulsão de íons de lítio – que permite a condução elétrica entre 18 e 36 quilômetros – e um motor V6, que juntos somam 416 cavalos de potência. Ele conta com o Porsche Car Connect de série, que permite consultar pelo smartphone dados do estado de carga ou a eficiência energética, além de comandar a climatização de parque opcional.

Chama a atenção também o novo Panamera Turbo, que, acompanhado do pacote Sport Plus, vai de 0 a 100km/h em 3,6 segundos. Oss fãs das competições podem ver de perto o 919 Hybrid- carro vencedor World Endurance Championship de 2015 e 2016 em Le Mans- e o Cayman GT4 Clubsport. Confira abaixo a galeria dos destaques:

Rebeca Martinez

Desde pequena mostrava opinião e gênio fortes. Nem sempre aquilo que interessava aos outros lhe chamava a atenção. Aproveita todo momento para conhecer um lugar novo, seja uma cidade, restaurante ou um automóvel. Para ela, buscar algo diferente traz sempre emoção.

Veja mais